LOGIN

REGISTO
Buscador

Medir atitudes: abordagens explícitas e implícitas

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Medir atitudes: abordagens explícitas e implícitas


Sendo as atitudes construções internas, a sua medição apresenta certos desafios. Os psicólogos sociais desenvolveram diversas técnicas para avaliar atitudes, que podem ser geralmente classificadas em medidas explícitas (diretas) e implícitas (indiretas).

Medidas Explícitas: Auto-relatos

As medidas explícitas são aquelas em que as pessoas são questionadas diretamente sobre as suas atitudes. A forma mais comum são as escalas de autorrelato.

  • Escalas do Tipo Likert:São muito utilizadas. Consistem numa série de afirmações sobre o objeto da atitude, e os participantes são solicitados a indicar o seu grau de concordância ou discordância com cada afirmação numa escala graduada (por exemplo, de 1 "discordo totalmente" a 5 ou 7 "concordo totalmente"). A pontuação total ou média reflete a atitude da pessoa.
  • Diferencial Semântico: Esta técnica pede às pessoas que classifiquem o objeto de atitude numa série de escalas bipolares ancoradas por adjetivos opostos (por exemplo, bom-mau, forte-fraco, ativo-passivo).

Embora as medidas explícitas sejam fáceis de gerir, podem estar sujeitas a enviesamentos de desejabilidade social (as pessoas respondem de aceitáveis ​​em vez de expressar a sua verdadeira atitude) ou à falta de perceção sobre as atitudes de alguém.

Medidas Implícitas: Avaliações Automáticas

As medidas implícitas tentam avaliar atitudes sem que a pessoa tenha consciência de que as suas avaliações estão a ser medidas ou sem que seja capaz de controlar facilmente as suas respostas.

Estas técnicas procuram captar as associações automáticas e inconscientes que as pessoas têm em relação a um objeto de atitude.

Teste de Associação Implícita (TAI): Este é um dos as medidas implícitas mais conhecidas. Mede a força das associações entre conceitos (por exemplo, grupos sociais) e avaliações (por exemplo, bom/mau) com base na velocidade de resposta dos participantes ao classificar os estímulos.

Supõe-se que associações mais fortes se refletem em tempos de reação mais rápidos quando conceitos e avaliações congruentes são emparelhados.

Outras medidas implícitas podem incluir o priming afetivo ou a análise da comunicação não verbal.

Complementaridade das Medidas

Tanto as medidas explícitas como as implícitas têm as suas vantagens e limitações. Frequentemente, as atitudes explícitas e implícitas em relação ao mesmo objeto podem não corresponder perfeitamente.

Por exemplo, uma pessoa pode expressar explicitamente atitudes igualitárias em relação a um grupo social,mas mostram enviesamentos implícitos num TAI.

A utilização combinada de diferentes tipos de medidas pode proporcionar uma compreensão mais completa e diferenciada das atitudes das pessoas, captando tanto avaliações conscientes e controladas como associações automáticas e menos conscientes.


medicao da atitude abordagens explicitas e implicitas

Publicações Recentes de psicologia social

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?