LOGIN

REGISTO
Buscador

Estratégias de resistência à persuasão

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Estratégias de resistência à persuasão


Tal como existem inúmeras técnicas de persuasão, as pessoas também possuem mecanismos e estratégias para resistir às tentativas de mudança de atitude.

Estar atento a estas tentativas de influência e ter ferramentas para as combater é essencial para manter o pensamento autónomo.

Reatância Psicológica

A reatância psicológica é uma resposta motivacional que ocorre quando as pessoas sentem que a sua liberdade de escolha ou autonomia está a ser ameaçada ou limitada.

Quando percebemos uma tentativa de persuasão como muito direta, coerciva ou como uma proibição injustificada, podemos reagir na direção oposta àquela pela qual estamos a tentar ser influenciados, mesmo que inicialmente concordemos com a mensagem.

Por exemplo, se um adolescente for estritamente proibido de realizar uma atividade, o seu desejo de a fazer pode aumentar como forma de reafirmar a sua liberdade (o "efeito boomerang").

A reatância é uma forma de proteger o sentido de autonomia pessoal.

Atitude Inoculação

A inoculação de atitudes é uma técnica que ajuda as pessoas a resistir a futuras tentativas de persuasão, semelhante à forma como uma vacinação médica protege contra uma doença.

Envolve expor as pessoas a versões enfraquecidas de argumentos que se opõem à sua atitude atual, ao mesmo tempo que lhes fornece contra-argumentos para refutar essas versões fracas.

Ao praticar a defesa das suas atitudes perante ataques ligeiros, as pessoas tornam-se mais resilientes e estão mais bem preparadas para enfrentar tentativas de persuasão mais fortes e sofisticadas no futuro.

Tiveram a hipótese de considerar os contra-argumentos e reforçar as suas próprias crenças.

Aviso prévio

Simplesmente saber com antecedência que alguém nos tentará persuadir pode aumentar a nossa resiliência.

Quando somos


estrategias para resistir a persuasao

Publicações Recentes de psicologia social

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?