LOGIN

REGISTO
Buscador

Atenção e percepção no ambiente social

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Atenção e percepção no ambiente social


A cognição social refere-se aos processos mentais através dos quais as pessoas pensam sobre si próprias e sobre os outros no mundo social.

Envolve a forma como selecionamos, interpretamos, recordamos e utilizamos a informação social para fazer julgamentos e tomar decisões.

Dois dos processos mais básicos e fundamentais nesta área são a atenção e a perceção social.

Atenção Social Seletiva

O mundo social está repleto de uma quantidade avassaladora de informação. Os nossos sentidos são constantemente bombardeados com estímulos de outras pessoas, as suas ações, expressões e o contexto em que interagimos.

Como a nossa capacidade de processar informação é limitada, não podemos prestar atenção a tudo em simultâneo.

A atenção social é, portanto, um processo seletivo. Temos tendência para focar a nossa atenção em determinados estímulos no ambiente social, ignorando outros.

Os fatores que captam a nossa atenção podem variar, incluindo a saliência ou proeminência do estímulo (algo que se destaca), a sua relevância para os nossos objetivos ou necessidades atuais, ou até mesmo as nossas expectativas e esquemas mentais preexistentes.

Por exemplo, se estivermos à procura de um amigo no meio de uma multidão, a nossa atenção será aguçada para detetar as suas características distintivas.

Perceção Social como um Processo Construtivo

Depois de prestarmos atenção a determinados estímulos sociais, o passo seguinte é a perceção social, que é o processo pelo qual formamos impressões e fazemos inferências sobre outras pessoas.

Isto não é simplesmente uma receção passiva de informação, mas um processo ativo e construtivo.

O nosso cérebro organiza e interpreta a informação sensorial recebida (expressões faciais, tom de voz, linguagem corporal) para lhes dar significado.

Esta interpretação é fortemente influenciada pelas nossas experiências passados, conhecimentos, crenças, atitudes e, como veremos mais adiante, pelos esquemas mentais que ativamos.

Por exemplo, o mesmo sorriso pode ser percebido como genuíno ou falso dependendo das nossas experiências anteriores ou da informação contextual que temos sobre a pessoa.

A perceção social é, portanto, inerentemente subjetiva e suscetível a erros e enviesamentos.


atencao e percecao no meio social

Publicações Recentes de psicologia social

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?