LOGIN

REGISTO
Buscador

Prática da alimentação consciente

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Prática da alimentação consciente


A alimentação consciente é uma prática de atenção plena que transforma o ato de comer, muitas vezes feito de forma automática e distraida, numa experiência de plena atenção e apreciação.

Esta forma de comer não beneficia apenas a saúde fisica. Também beneficia o bem-estar geral, promovendo uma ligação mais profunda com os alimentos, o corpo e o momento presente.

Fundamentos e Beneficios

Mindful eating é benéfico para a saúde e para o cérebro.

Muitos de nós comemos de forma "sem pensar" ou automática, fazendo outras actividades em simultâneo, como falar, ler ou até conduzir, o que são maus hábitos para o nosso cérebro e para a saúde em geral.

Embora nem sempre seja prático comer todas as refeições de uma forma totalmente consciente, a integração desta prática, mesmo que por apenas alguns minutos por dia, pode trazer mudanças significativas.

Pode ajudar a comer mais devagar, o que, por sua vez, pode contribuir para a perda de peso, se desejado, melhorar o metabolismo e ajudar a manter-se no momento presente.

O exercicio de comer com atenção (por exemplo, passas ou chocolate)

Um exercicio padrão para introduzir a alimentação consciente é comer conscientemente um pequeno alimento, como uma sultana ou um pedaço de chocolate.

A prática pode ser feita em qualquer altura e lugar, idealmente sozinho no inicio, a menos que consiga convencer os seus companheiros de jantar a participar.

O processo envolve várias etapas:

  • Em primeiro lugar, contemple os alimentos, pensando em tudo o que contribuiu para a sua produção: o ar, a água, o sol.
  • Reflecte sobre as condições pelas quais teve de passar e sobre as pessoas envolvidas na sua colheita, incluindo as suas vidas e familias.
  • Pensamos naqueles que o transportaram e o colocaram na loja, até ao momento da sua aquisição. Este processo, que pode ter levado anos e envolvido muitas pessoas, culmina com a comida preparada na mesa.
  • De seguida, observa-se o alimento: a sua forma, a sua textura. Sente-se o cheiro. Depois, leva-se lentamente o alimento à boca, sentindo a sua textura e o seu sabor com a primeira dentada, saboreando-o plenamente.

Exemplo prático com chocolate

Uma anedota pessoal ilustra como esta prática pode ser integrada.

Embora o hábito de comer um pedaço de chocolate negro depois do jantar possa ter os seus desafios (como a tentação de comer em excesso), o ato de o preparar e saborear pode ser um exercicio de atenção plena.

A chave é a intenção de estar presente durante a experiência, apreciando cada sensação.

Este tipo de exercicio ensina-nos a valorizar os alimentos, a ligarmo-nos ao processo que está por detrás deles e a desfrutar mais plenamente do ato de comer, reduzindo a ingestão automática e encorajando uma relação mais saudável com a comida.


pratica alimentacao consciencia

Publicações Recentes de psicologia positiva

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?