LOGIN

REGISTO
Buscador

Motivação intrinseca e objectivos auto-concordantes

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Motivação intrinseca e objectivos auto-concordantes


Na definição de objectivos, não é apenas a estrutura e o momento que são importantes. Mas também a fonte de motivação que os impulsiona.

Os objectivos intrinsecos e auto-concordantes, aqueles que estão em sintonia com os valores e as paixões pessoais, têm mais probabilidades de gerar satisfação e de se manterem ao longo do tempo do que os objectivos impostos externamente.

Objectivos impulsionados por pressão externa vs. motivação interna

Muitas pessoas estabelecem objectivos devido à pressão do ambiente ou às expectativas dos outros: os pais, a sociedade, o ambiente de trabalho.

Estes objectivos, embora possam parecer louváveis, muitas vezes não estão alinhados com o que a pessoa realmente valoriza ou deseja para si própria.

Em contrapartida, os objectivos internos ou auto-concordantes resultam de uma reflexão pessoal sobre as paixões de cada um, sobre o que realmente aumenta o bem-estar e a felicidade e sobre o que se considera significativo.

Não se trata do que a sociedade ou os amigos esperam. O que importa é o que realmente fará com que o individuo se sinta melhor e mais realizado.

O fracasso de objectivos desalinhados

A investigação demonstrou que muitas pessoas estabelecem objectivos mas não os cumprem ou, mesmo que os atinjam, não se sentem mais felizes do que antes. Isto acontece frequentemente quando os objectivos não são auto-concordantes.

Por outras palavras, não estão em harmonia com os interesses e valores intrinsecos da pessoa.

Um objetivo é perseguido com o pensamento "Serei feliz quando...", mas ao atingi-lo, a satisfação esperada não se concretiza se o objetivo não for genuinamente seu.


motivacao intrinseca objectivos auto concordantes

Publicações Recentes de psicologia positiva

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?