Transcrição Integrar o bem-estar fisico e as artes na educação
A educação positiva reconhece que o bem-estar é um conceito holistico que vai além do puramente académico ou intelectual.
Por isso, a integração de actividades que promovam o bem-estar fisico, como o exercicio fisico, e o incentivo à expressão artistica, são componentes fundamentais para o desenvolvimento holistico dos alunos.
A importância da atividade fisica
O bem-estar fisico, e em particular a atividade fisica regular, é um pilar básico que é frequentemente ignorado nos modelos educativos tradicionais, mas que é essencial para a saúde mental e o desempenho académico.
A investigação tem demonstrado que o aumento da frequência das aulas de educação fisica nas escolas não só traz beneficios para a saúde fisica das crianças (como a redução da obesidade infantil).
Pode também melhorar a assiduidade às aulas, o desempenho académico e reduzir os problemas de convivência, como o bullying.
Incorporar o movimento e o exercicio como parte integrante do curriculo é, por conseguinte, uma estratégia-chave da educação positiva.
O interesse reacendido pelas artes
Embora as artes (pintura, literatura, música, etc.) sempre tenham feito parte da educação em certa medida, a educação positiva renova o interesse por elas como componentes fundamentais do bem-estar e do desenvolvimento humano.
A participação em actividades artisticas fomenta a criatividade, a expressão emocional, a auto-exploração e pode ser uma fonte importante de experiências de fluxo e satisfação.
As artes oferecem caminhos para o desenvolvimento de talentos, a construção da identidade e a ligação com a beleza e a excelência, todos eles rele
integracao bem estar educacao fisica artes educacao