Transcrição Atribuição de auto-capacidades. [eu não sou capaz]
Uma forma comum e muitas vezes prejudicial de explicar os fracassos ou contratempos é atribui-los a factores internos e estáveis.
Por outras palavras, às suas próprias capacidades, inteligência, talentos inatos ou mesmo personalidade, que são vistos como aspectos imutáveis do eu.
Este tipo de atribuição resume-se à ideia de "a culpa é minha pelas minhas capacidades" ou, mais simplesmente, "falhei porque não sou suficientemente bom" ou "não sou suficientemente inteligente".
Carateristicas da Atribuição Interna Negativa Estável
Quando esta explicação é utilizada, a responsabilidade pelo resultado negativo é totalmente interiorizada, mas ligada a carateristicas pessoais que são consideradas inerentes e dificeis, se não impossiveis, de mudar.
A pessoa sente que o fracasso se deve a uma falta fundamental na sua "maneira de ser" ou nas suas competências básicas, e não a factores externos ou a aspectos variáveis do seu desempenho.
Esta perspetiva implica uma sensação de não ter qualquer controlo sobre a possibilidade de a situação mudar no futuro, uma vez que, se o problema reside numa fraca capacidade inata, presume-se que continuará a ser assim.
Desconsiderar outros factores
Ao adotar esta atribuição, outras influências importantes que podem ter contribuido para o fracasso são frequentemente ignoradas ou minimizadas.
As circunstâncias externas (como a dificuldade da tarefa, a falta de recursos ou o azar) não são tidas em conta, nem o esforço investido (que é um fator interno mas variável), nem o nivel de conhecimentos ou de preparação (que também pode ser modificado).
Mesmo quando se foi bem sucedido no passado, se a atribuição de fracassos for consistentemente interna e estável, pode-se vir a duvidar desses sucessos anteriores, talvez considerando-os como casualidades ou excepções.
Implicações para o bem-estar e a motivação
Este padrão de pensamento tem consequências negativas significativas para o bem-estar emocional e a motivação.
Se uma pessoa acredita que os seus fracassos se devem a uma incapacidade fundamental, é provável que experimente sentimentos de inutilidade, baixa autoestima
atribuicao proprias capacidades eu nao sou capaz