Transcrição Princípio 4: confiança
O quarto princípio é a confiança
Na prática da atenção plena, a confiança consiste principalmente em desenvolver a fé em nós próprios e no nosso próprio processo.
Envolve confiar na nossa capacidade de estar presente na nossa experiência, seja ela qual for. É confiar na nossa própria sabedoria interior para nos guiar.
Frequentemente, procuramos respostas e validação fora de nós próprios.
De especialistas, de livros, de gurus. A atenção plena convida-nos a cultivar uma autoridade interna.
Confiar que, em última análise, somos os maiores especialistas nas nossas próprias vidas.
Precisamos de aprender a ouvir os nossos próprios sentimentos, a nossa intuição e os sinais do nosso corpo.
A confiança é também fundamental para podermos aplicar os outros princípios.
Precisamos de confiança para abdicar do julgamento e simplesmente observar. Precisamos de confiança para sermos pacientes e permitir que as coisas se desenrolem ao seu próprio ritmo.
E precisamos de confiança para aceitar a nossa experiência tal como ela é. Confiar em nós próprios também significa confiar que estamos a fazer o melhor que podemos o tempo todo. Isto não elimina a possibilidade de cometer erros. Mas permite-nos abordá-los com respeito por nós próprios, e não com autocrítica. A confiança é a base que nos dá a segurança para sermos vulneráveis, para nos abrirmos às nossas experiências e navegarmos pela vida com maior equilíbrio e serenidade. É um pilar fundamental para assumirmos a responsabilidade pelo nosso próprio caminho. Resumo O quarto princípio da Atenção Plena é a confiança, enten
principio 4 confianca