LOGIN

REGISTO
Buscador

Medo do desconhecido e do fracasso

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Medo do desconhecido e do fracasso


Duas das formas mais comuns e paralisantes de medo são o medo do desconhecido e o seu primo, o medo do fracasso.

Ambos estão profundamente enraizados na nossa necessidade de segurança e controlo. O medo do desconhecido leva-nos a permanecer na nossa zona de conforto. Preferimos o diabo que conhecemos ao diabo que desconhecemos.

Este medo manifesta-se em pequenos comportamentos, como comer sempre a mesma coisa ou ver o mesmo tipo de filmes.

Mas também se manifesta em grandes decisões da vida. Como permanecer num emprego que não gostamos por medo da incerteza de procurar outro. Ou evitar relações com pessoas diferentes de nós.

Este medo impede-nos de crescer, aprender e descobrir novas facetas da vida e de nós próprios.

O medo do fracasso está intimamente relacionado com o anterior. Muitas vezes, o que tememos em relação ao desconhecido é a possibilidade de nele falhar.

A nossa cultura admira o sucesso, mas penaliza severamente o fracasso. Isto leva-nos a evitar qualquer desafio em que não tenhamos a vitória garantida.

O problema é que sem fracasso não há aprendizagem nem crescimento. É importante compreender que, em muitos casos, o medo do fracasso é, na verdade, o medo da desaprovação dos outros.

Temos medo do ridículo, da crítica ou do julgamento alheio. Para superar estes medos, precisamos de mudar a nossa perspetiva.

Veja o fracasso não como um fim, mas como uma parte necessária do processo de aprendizagem.

E ouse explorar o desconhecido, aceitando o risco como um preço inevitável numa vida rica e cheia de oportunidades.

Assumir riscos implica a possibilidade de falhar, mas não correr riscos garante uma vida segura, mas frustrante.

Resumo

O medo do desconhecido e o medo do fracasso são duas barreiras comuns que impedem-nos de seguir em frente. Ambos decorrem da nossa necessidade de segurança e controlo e limitam o nosso crescimento.

O medo do desconhecido ancora-nos ao familiar, mesmo que seja insatisfatório. Impede-nos de explorar, mudar de rumo ou experimentar coisas novas, restringindo a nossa capacidade de descoberta e evolução pessoal.

O medo do fracasso é, muitas vezes, um medo do julgamento alheio. Para o ultrapassar, devemos normalizar o fracasso como parte da aprendizagem e ousar experimentar coisas novas, abraçando corajosamente o risco.


o medo do desconhecido e do fracasso

Publicações Recentes de psicologia emocional

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?