Transcrição Interesse social e compromisso criativo
Princípio 3: Interesse Social (comprometimento com o grupo como fonte de felicidade) O terceiro princípio de Ellis é o interesse social, que complementa perfeitamente o anterior. De acordo com a sua filosofia, as pessoas habitualmente mais felizes tendem a comprometer-se mais com o seu grupo social ou com causas que vão para além de si próprias.
Envolver-se em projetos sociais pode dar-nos um profundo sentido de propósito e pertença, enriquecendo as nossas vidas e aumentando o nosso bem-estar.
Princípio 4: Envolvimento Criativo (envolver-se em projetos que melhorem a sociedade) O envolvimento criativo está diretamente relacionado com o interesse social. Refere-se à capacidade e à vontade de se comprometer com projetos criativos que possam ter um impacto positivo.
Quer se trate de melhorar a nossa sociedade, o nosso ambiente de trabalho ou o grupo em que nos sentimos integrados, o ato de criar e contribuir com valor é uma poderosa fonte de satisfação e realização pessoal. Sinergia entre Interesse Social e Criatividade Envolvimento
Estes dois princípios funcionam em sinergia. O interesse social dá-nos o "porquê" (o bem comum), enquanto o envolvimento criativo nos dá o "como" (a ação concreta).
Envolver-se numa atividade pela qual somos apaixonados e que também beneficia os outros é uma das fórmulas mais eficazes para uma vida com significado e felicidade duradoura.
Como dar sentido às nossas vidas através da contribuição
A contribuição é uma necessidade humana fundamental. Sentir que a nossa existência tem um impacto positivo, por mais pequeno que seja, liga-nos a algo maior do que nós próprios.
Isto combate os sentimentos de vazio ou insignificância. Seja através da arte, da ciência, do voluntariado ou simplesmente através da ajuda ao próximo, a contribuição dá um significado profundo às nossas a�
interesse social e empenho criativo