Transcrição Comportamentos disruptivos: ações que interrompem o processo de aprendizagem e desenvolvim
Definindo Comportamento Disruptivo
Comportamentos disruptivos nada mais são do que a interrupção do desenvolvimento evolutivo normal de meninos e meninas.
Esses comportamentos são aqueles em que há violação dos direitos dos outros ou das normas e regras sociais apropriadas para a idade.
Sua principal característica é que impedem a criança de criar e manter relacionamentos sociais saudáveis.
Esse impedimento não afeta apenas os relacionamentos com os pares, mas também aqueles estabelecidos com adultos em seu ambiente.
Além disso, esses comportamentos dificultam a adaptação adequada do indivíduo ao ambiente social que o cerca, especialmente dentro do ambiente educacional.
O Impacto no Ambiente Educacional
Comportamentos disruptivos são o problema de coexistência que ocorre com mais frequência nas salas de aula hoje.
Eles são um tipo de comportamento pelo qual o aluno busca ativamente interromper o processo de ensino que está ocorrendo.
O impacto dessas ações não se limita ao aluno quem os executa, já que em muitos casos acabam afetando todo o corpo discente.
O comportamento de um único indivíduo pode interferir no desenvolvimento saudável de todo o grupo, criando um clima de tensão.
Exemplos de Comportamentos Disruptivos
Os comportamentos disruptivos podem se manifestar de muitas maneiras, como quando um aluno se joga no chão, grita ou joga o material escolar.
Eles também incluem uma atitude que pode ser passivo-agressiva ou hostil e uma tendência a se irritar com muita facilidade em qualquer situação.
A recusa constante em seguir instruções é outra maneira pela qual esse tipo de comportamento se apresenta na sala de aula.
Além disso, esses alunos muitas vezes incomodam os outros deliberadamente, iniciando brigas ou intimidando seus colegas, o que incomoda todos os indivíduos.
Diferença c
comportamentos disruptivos acoes que interrompem o processo evolutivo e de aprendizagem