Transcrição Reconhecer pensamentos distorcidos e o seu efeito emocional
O modelo ABC permite identificar como uma situação gera uma emoção ou comportamento de acordo com a interpretação pessoal. Na terapia, o paciente é ensinado a registar o que aconteceu (A), o que pensou (B) e como reagiu (C), promovendo uma compreensão mais clara do problema.
Reestruturação cognitiva a partir da análise de pensamentos
Uma vez detectados os pensamentos automáticos negativos, trabalha-se para questioná-los e substituí-los por interpretações mais realistas. São utilizadas fichas de registo que ajudam o paciente a identificar pensamentos alternativos que diminuam o seu mal-estar emocional.
A análise funcional para observar o comportamento em contexto
Esta análise permite mapear um comportamento específico, observando o que o desencadeia, como se manifesta e quais as consequências que tem. O objetivo é descobrir os fatores que reforçam o comportamento problemático para intervir de forma direcionada.
Uso de registos e materiais visuais para reforçar a aprendizagem
São utilizadas fichas e diagramas para facilitar a identificação de pensamentos, emoções e comportamentos. O termómetro emocional e os auto-registos são ferramentas úteis para o paciente trabalhar entre as sessões e reforçar o que aprendeu.
Compreender a interação entre pensamento, emoção e ação
O objetivo final é que o paciente compreenda como as suas crenças influenciam o que sente e faz. Isto permite modificar padrões disfuncionais e avançar para respostas mais saudáveis e adaptativas.
reconhecer pensamentos distorcidos efeito emocional