LOGIN

REGISTO
Buscador

Sintomas comportamentais da ansiedade

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Sintomas comportamentais da ansiedade


A ansiedade não se manifesta apenas através de pensamentos e sensações físicas, mas também conduz a uma série de comportamentos caraterísticos.

Estes comportamentos, embora muitas vezes destinados a reduzir a ansiedade a curto prazo, podem contribuir para a sua manutenção e mesmo agravamento a longo prazo.

Evitar como estratégia de base

O evitamento é um dos comportamentos mais comuns associados a ansiedade.

Consiste em evitar ativamente situações, lugares, pessoas, pensamentos ou sensações que são percebidos como ameaçadores ou provocadores de ansiedade.

Por exemplo, uma pessoa com ansiedade social pode evitar festas ou reuniões; uma pessoa com fobia de voar evitará aviões; e uma pessoa com perturbação de pânico pode evitar locais onde receia ter um ataque.

Embora o evitamento proporcione um alívio temporário da ansiedade, impede a pessoa de aprender que pode lidar com a situação temida ou que os seus medos são infundados, perpetuando assim o ciclo da ansiedade.

Comportamentos de procura de segurança

Os comportamentos de procura de segurança são acções que as pessoas realizam com a intenção de evitar uma catástrofe temida ou de reduzir o seu desconforto em situações de ansiedade.

Embora possam parecer úteis, muitas vezes interferem com a capacidade da pessoa para refutar os seus medos. Os exemplos incluem:

  • Sobre a ansiedade social: Ensayar excesivamente lo que se va a decir, evitar el contacto visual, o llevar siempre a un amigo "de apoyo".
  • Na perturbação de pânico: Llevar siempre medicamentos ansiolíticos, comprobar constantemente las salidas de emergencia, o sentarse cerca de una puerta.
  • No TOC: Realizar rituales o compulsiones para neutralizar pensamientos obsesivos.

Estes comportamentos, tal como o evitamento, impedem a pessoa de aprender que a situação não é tão perigosa como teme ou que pode gerir a ansiedade sem recorrer a eles.

Outros comportamentos associados

Para além do evitamento e da procura de segurança, a ansiedade pode manifestar-se através de outros comportamentos, tais como

  • Inquietação e hiperatividade: Dificultad para quedarse quieto, moverse constantemente.
  • Procrastinação: Posponer tareas que generan ansiedad.
  • Irritabilidade: Responder de manera hostil o impaciente.
  • Procura excessiva de resseguro: Preguntar repetidamente a otros si todo está bien o si se ha tomado la decisión correcta.
  • Perfeccionismo: Intentar controlar todos los detalles para evitar errores o críticas.

Identificar e modificar estes padrões comportamentais é uma componente essencial do tratamento da ansiedade, uma vez que são estes comportamentos que frequentemente sustentam o problema a longo prazo.


sintomas ansiedade comportamental

Publicações Recentes de psicologia ansiedade

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?