Transcrição Fobias específicas. medos intensos e delimitados
As fobias específicas são um tipo de perturbação de ansiedade caracterizada por um medo ou ansiedade intensos, persistentes e desproporcionados em relação a um determinado objeto ou situação (o estímulo fóbico).
Esta reação de medo é significativamente maior do que o perigo real representado pelo objeto ou situação.
Definição e estímulo fóbico
A caraterística essencial é um medo acentuado e persistente, excessivo ou irracional, desencadeado pela presença ou antecipação de um objeto ou situação específica.
A exposição ao estímulo fóbico provoca quase invariavelmente uma resposta imediata de ansiedade, que pode assumir a forma de um ataque de pânico determinado pela situação ou predisposto.
A pessoa reconhece que o seu medo é excessivo ou irracional (exceto nas crianças), mas, mesmo assim, o estímulo fóbico é ativamente evitado ou suportado com intensa ansiedade ou desconforto.
Tipos comuns de fobias específicas
As fobias específicas podem ser classificadas em vários subtipos de acordo com a natureza do estímulo temido:
- Tipo de animal: Miedo a animales o insectos (por ejemplo, arañas, serpientes, perros).
- Tipo Ambiente natural: Miedo a elementos del entorno natural (por ejemplo, alturas, tormentas, agua).
- Tipo de dano por injeção de sangue (SID): Miedo a ver sangre, a recibir inyecciones, a las heridas o a procedimientos médicos invasivos. Este tipo de fobia a menudo se asocia con una respuesta vasovagal particular que puede llevar al desmayo.
- Tipo de situação: Miedo a situaciones específicas (por ejemplo, aviones, ascensores, lugares cerrados -claustrofobia-).
- Outros tipos: Miedos que no encajan en las categorías anteriores (por ejemplo, miedo a atragantarse, a los vómitos, a los sonidos fuertes o a personajes disfrazados).
Impacto e critérios de diagnóstico
Para que uma fobia específica seja diagnosticada, o evitamento, a ansiedade antecipatória ou o desconforto na(s) situação(ões) temida(s) devem interferir significativamente com a rotina normal da pessoa, com o seu trabalho ou funcionamento académico, ou com as suas actividades ou relações sociais, ou deve haver um desconforto intenso devido a fobia.
O medo ou a ansiedade são frequentemente persistentes, durando normalmente seis meses ou mais.
Não se explicam melhor por outra perturbação mental.
Embora muitas pessoas possam ter medo de determinados objectos ou situações, estes só são considerados uma fobia específica quando atingem um nível de gravidade que satisfaz estes critérios de diagnóstico.
As fobias específicas são altamente tratáveis, sendo a terapia de exposição a intervenção de eleição.
fobias especificas medos especificos intensos delimitados