LOGIN

REGISTO
Buscador

Exposição interoceptiva. lidar com sensações físicas temidas

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Exposição interoceptiva. lidar com sensações físicas temidas


A exposição interoceptiva é uma técnica específica da terapia de exposição, particularmente útil para o tratamento da Perturbação de Pânico e de outras formas de ansiedade em que existe um medo intenso das próprias sensações físicas internas.

Consiste em induzir deliberadamente e de forma controlada essas sensações temidas, a fim de aprender que não são perigosas e de reduzir a ansiedade que lhes está associada.

Medo dos sentimentos interiores

As pessoas com Perturbação de Pânico desenvolvem frequentemente um "medo do medo", ou seja, um medo intenso das sensações físicas que acompanham a excitação ansiosa (como palpitações, tonturas, falta de ar), porque as interpretam catastroficamente como sinais de perigo iminente (por exemplo, ataque cardíaco, asfixia ou perda de controlo).

Esta hipersensibilidade e má interpretação de sensações corporais normais ou benignas mantém o ciclo de pânico.

O Procedimento de Exposição Interoceptiva

A exposição interoceptiva envolve a realização de uma série de exercícios concebidos para provocar deliberadamente algumas das sensações físicas que a pessoa teme.

Estes exercícios são efectuados num ambiente seguro, sob a orientação do terapeuta, e de forma progressiva.

Exemplos de exercícios incluem:

  • Hiperventilação controlada: Respirar rápida y profundamente durante un corto período para inducir mareo o sensación de irrealidad.
  • Exercício físico intenso e breve: Correr en el sitio o subir escaleras para provocar taquicardia y respiración agitada.
  • Virar-se numa cadeira: Para inducir mareo.
  • Respirar através de uma palhinha fina: Para simular la sensación de dificultad para respirar.
  • Apertar os músculos: Para experimentar tensión.

Durante e depois de cada exercício, a pessoa permanece na situação, observando as sensações sem tentar fugir delas ou realizar comportamentos de segurança, até que a ansiedade diminua por habituação.

Objectivos e benefícios

Os objectivos da exposição interoceptiva são:

  • Desconfirmação de crenças catastróficas: Ayudar a la persona a aprender, a través de la experiencia directa, que las sensaciones físicas temidas no son peligrosas en sí mismas y no conducen a las consecuencias catastróficas anticipadas.
  • Habituação as sensações: Reducir la intensidad de la respuesta de ansiedad ante estas sensaciones a través de la exposición repetida.
  • Aumentar a tolerância ao desconforto: Desarrollar la capacidad de experimentar estas sensaciones sin reaccionar con pánico.
  • Reduzir a hipervigilância do corpo: Disminuir la tendencia a estar constantemente pendiente de las propias sensaciones internas.

A exposição interoceptiva é uma componente crucial e altamente eficaz do tratamento cognitivo-comportamental para a perturbação de pânico, uma vez que aborda diretamente o medo das próprias reacções fisiológicas.


esteroceptivo exposicao confrontando sensacoes fisicas assustadoras

Publicações Recentes de psicologia ansiedade

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?