LOGIN

REGISTO
Buscador

Distorções cognitivas. filtragem mental, leitura do pensamento

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Distorções cognitivas. filtragem mental, leitura do pensamento


A filtragem mental, a leitura do pensamento e a personalização são distorções cognitivas que distorcem a forma como processamos a informação social e pessoal, conduzindo frequentemente a interpretações negativas que alimentam a ansiedade e a angústia.

Filtro Mental (Abstração Selectiva)

A filtragem mental, também conhecida como abstração selectiva, é a tendência para se concentrar exclusivamente nos detalhes negativos de uma situação, ampliando-os, enquanto ignora ou descarta toda a informação positiva ou neutra.

É como olhar para o mundo com óculos escuros que só nos permitem ver o que é mau.

Por exemplo, uma pessoa pode receber vários elogios por um trabalho realizado, mas se houver uma pequena crítica ou um aspeto que não tenha sido perfeito, concentrar-se-á apenas nesse pormenor negativo, sentindo-se um fracasso e ignorando todos os comentários positivos.

Este filtro seletivo conduz a uma visão distorcida e pessimista da realidade, pois perde-se de vista os aspectos positivos e generaliza-se a negatividade.

Leitura do pensamento (Inferência arbitrária)

A leitura de pensamentos é a crença de que se sabe o que as outras pessoas estão a pensar ou a sentir, sem provas suficientes para o fazer, e muitas vezes assumindo intenções ou julgamentos negativos.

É uma forma de inferência arbitrária em que se tiram conclusões precipitadas sobre os estados mentais dos outros.

Por exemplo, se alguém não o cumprimentar com entusiasmo, a pessoa com esta distorção pode pensar: "Ele deve estar zangado comigo" ou "Ele acha que sou um incómodo", sem considerar outras explicações possíveis (como o facto de a outra pessoa estar distraída, preocupada ou simplesmente não o ter visto bem).

Esta tendência para assumir o pior sobre as intenções ou pensamentos dos outros gera ansiedade social e pode levar a mal-entendidos e conflitos nas relações.

Personalização

A personalização é a tendência para relacionar acontecimentos externos consigo próprio de uma forma egocêntrica e frequentemente negativa, sem uma base lógica para o fazer.

Implica assumir a responsabilidade ou ser a causa de acontecimentos negativos sobre os quais se tem pouco ou nenhum controlo, ou interpretar comentários neutros ou acções de outros como se fossem dirigidos pessoalmente.

Por exemplo, se um amigo parece triste, a pessoa com esta distorção pode pensar: "De certeza que é por causa de alguma coisa que eu fiz ou disse".

Ou, se ocorrer um problema no trabalho que envolva várias pessoas, pode ficar com a culpa toda.

A personalização conduz a uma carga excessiva de responsabilidade e a sentimentos inadequados de culpa ou vergonha, uma vez que a própria influência sobre os acontecimentos externos e os sentimentos dos outros é sobrestimada.


distorcoes cognitivas filtragem mental leitura pensamento

Publicações Recentes de psicologia ansiedade

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?