Transcrição Vitaminas hidrossolúveis para a nutrição
As vitaminas hidrossolúveis estão contidas nos compartimentos aquosos dos alimentos e, quando dissolvidas em água, são eliminadas na urina, o que nos obriga a ingeri-las com frequência para cobrir as quantidades necessárias e nos permite consumi-las sem receio de excessos, pois são facilmente eliminadas sem consequências adversas para o organismo.
Vitamina B1 (Tiamina)
Função:
- Faz parte de uma coenzima envolvida no metabolismo dos hidratos de carbono, gorduras, proteínas e ácidos nucleicos (ADN, ARN).
- Está envolvida no desenvolvimento dos sistemas cardíaco, nervoso e digestivo.
Consequências das carências de vitamina B1 no organismo: As carências ligeiras provocam perturbações do sistema nervoso, que se podem manifestar por irritabilidade, depressão, esquecimento e falta de concentração. As carências graves conduzem à síndrome do beribéri, que se manifesta por perturbações neurológicas, musculares e cardíacas.Alimentos que contêm vitamina B1:
- Nos alimentos de origem vegetal, pode ser encontrada nos cereais integrais, como o arroz, o trigo e o milho. Também em cogumelos, nozes, legumes, verduras e frutas frescas.
- Nos alimentos de origem animal, pode ser encontrada na carne, no peixe, nas vísceras, nos ovos e nos produtos lácteos.
- Ao preparar alimentos que contêm vitamina B1, deve ter-se em conta que a vitamina B1 se perde através da ação do calor.
Vitamina B2 (Rivoflavina)
Funções:
- Produção de energia para o funcionamento do organismo.
- Devido à sua função oxigenante, contribui para a saúde da pele, das mucosas e da córnea, sendo por isso essencial para uma boa visão.
Consequências das carências de vitamina b2 no organismo: As carências, muito raras no organismo, podem manifestar-se por sintomas cutâneos e das mucosas, como úlceras nos cantos da boca. Podem também provocar perturbações nervosas e oculares.
Alimentos que contêm vitamina b2 :
- Encontra-se nos produtos lácteos, na carne, no fígado, nos ovos e nos frutos secos.
- A vitamina b2 é muito sensível à radiação ultravioleta e à irradiação. No entanto, é estável ao calor, pelo que não é destruída durante a cozedura.
Vitamina B3 (Niacina ou vitamina PP)
Função:
- A vitamina B3 está envolvida no metabolismo energético, especialmente no metabolismo da glucose, da gordura e do álcool.
- Desempenha outras funções relacionadas com o sistema nervoso, o sistema digestivo e a pele.
- Está envolvida na síntese de determinadas hormonas e é essencial para o crescimento.
Consequências das carências de vitamina B3 no organismo: As carências desta vitamina são designadas por pelagra e provocam diarreia, dermatite e demência. Em casos muito graves, pode levar à morte.
Alimentos que contêm vitamina b3 (niacina ou vitamina pp):
- Pode ser obtida em alimentos de origem animal, como a carne, o peixe, os produtos lácteos e os ovos.
- Pode ser obtida em alimentos de origem vegetal, em cereais e frutos secos.
Vitamina B5 (ácido pantoténico)
Função:
- Envolvida na síntese de proteínas, hidratos de carbono e gorduras.
- Está envolvida na síntese de hormonas esteróides e de alguns neurotransmissores.
Consequências da carência de vitamina b5 no organismo: pode provocar lesões sensoriais periféricas, fadiga, alergias, náuseas e dores abdominais. Alimentos que contêm vitamina b5 (ácido pantoténico): É uma vitamina geralmente muito abundante em quase todos os alimentos de origem animal e vegetal. Vitamina B6 (piridoxina).
Função:
- Envolvida na formação da hemoglobina, dos ácidos nucleicos (ADN, ARN) e da lecitina.
- Está envolvida no metabolismo das proteínas e dos ácidos gordos.
- As suas funções estão relacionadas com o desenvolvimento cognitivo, o sistema imunitário e a atividade das hormonas esteróides.
Consequências das carências de vitamina B6 no organismo:
- Manifestam-se anomalias neurológicas, incluindo neurite periférica, causando dores nas extremidades superiores e inferiores.
- Irritabilidade, fraqueza, insónias e perturbações da função imunitária.
Alimentos que contêm vitamina b6 (piridoxina): Encontrada na carne, especialmente no fígado, peixe, legumes e frutos secos. Vitamina B9 (ácido fólico)
Função:
- Está envolvida na formação das células sanguíneas e do ADN nas células que se dividem rapidamente. As suas necessidades aumentam nas primeiras semanas de gravidez.
- Está envolvida no bom funcionamento do sistema imunitário.
- É considerada anti-anémica e ajuda a manter as reservas de energia.
Consequências das carências de vitamina B9 no organismo:
- A sua carência nas mulheres antes da gravidez provoca deformações na placenta que podem levar a um aborto espontâneo ou a defeitos congénitos no bebé, como a anencefalia e a espinha bífida.
- A deficiência em mulheres durante a gravidez pode causar prematuridade ou baixo peso à nascença.
Alimentos que contêm vitamina b9 (ácido fólico):
- Em alimentos vegetais como acelga, espinafres e legumes.
- Também pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como o fígado.
- Ao preparar alimentos que contêm vitamina B9, deve ter-se em conta que a vitamina B9 sofre perdas devido à ação do calor e do oxigénio.
Vitamina B12 (Cobalamina)
Função:
- É considerada anti-anémica.
- Está envolvida no metabolismo celular, especialmente na síntese e regulação do ADN.
- Está envolvida no metabolismo dos aminoácidos, dos ácidos gordos e dos hidratos de carbono.
- É essencial para o funcionamento do cérebro, do sistema nervoso, do sangue e para a formação das células do corpo humano.
Consequências da carência de vitamina B12 no organismo
- Faz com que os glóbulos vermelhos imaturos se tornem maiores do que o normal, uma condição conhecida como anemia megaloblástica.
- Crescimento atrofiado, magreza, palidez, fadiga, náuseas e diarreia.
Alimentos que contêm vitamina b12 (cobalamina): Encontrada em alimentos de origem animal. A fonte mais importante é o fígado, embora também possa ser encontrada nos rins, carne, ovos, produtos lácteos e peixes gordos.
Vitamina C (ácido ascórbico)
Função:
- Um potente antioxidante associado a efeitos benéficos no sistema imunitário e no processo de envelhecimento.
- Facilita a absorção de outras vitaminas e minerais.
- Protege o tecido endotelial que reveste o interior dos vasos sanguíneos e o coração.
- Está envolvida no metabolismo das lipoproteínas.
Consequências das carências de vitamina C no organismo: As carências no organismo conduzem ao escorbuto, uma doença que se manifesta principalmente nas gengivas, com o afrouxamento dos dentes. Sem tratamento médico adequado, pode levar à morte.Alimentos que contêm vitamina C (ácido ascórbico):
- Em frutas frescas como kiwi, limão, tangerina, laranja, toranja e goiaba.
- Em vegetais como alface, espinafres, brócolos, tomates, pimentos, cenouras, couve-flor e repolho.
- Ao preparar alimentos que contêm vitamina C, deve ter-se em conta que a vitamina C sofre perdas consideráveis durante a cozedura.
vitaminas hidrossoluveis