Transcrição Introdução à nutrição no curso de nutrição
A manutenção da saúde e a prevenção de algumas doenças dependem frequentemente dos hábitos alimentares. As manifestações de raquitismo, deficiências de ferro e vitaminas nos países emergentes e a ocorrência de obesidade, diabetes e hipertensão arterial nos países desenvolvidos demonstram a estreita relação entre nutrição e saúde.
A maioria das pessoas associa uma dieta saudável a uma diminuição drástica da variedade e da quantidade de alimentos, com pouco apelo ao paladar e ao prazer.
Tal ideia, nascida da ignorância sobre o assunto, mantém-nas presas a padrões alimentares que privilegiam alguns alimentos em detrimento de outros, sem explorar toda uma variedade de possibilidades que permitem uma alimentação equilibrada e saudável, sem deixar de ser altamente desejável e saborosa.
Quem insiste em manter um regime alimentar inadequado corre o risco de sofrer de algumas das doenças crónicas degenerativas que mais afectam a população mundial. Entre as mais comuns estão as seguintes:
- Obesidade.
- Diabetes.
- Doenças cardiovasculares.
- Alguns tipos de cancro.
A comunidade científica recomenda que, para atenuar o aparecimento e o desenvolvimento de doenças crónicas degenerativas, o homem deve corrigir alguns hábitos que levam uma grande percentagem da população a sofrer delas em algum momento da sua vida. As acções mais importantes são:
- Deixar de fumar.
- Praticar uma atividade física regular.
- Modificar os hábitos alimentares.
Os estudiosos também costumam ter opiniões contraditórias em relação ao tipo de dieta mais benéfica para a saúde humana, e essas opiniões podem ser agrupadas em três grandes grupos:
- Os que defendem uma dieta absolutamente vegetariana.
- Aqueles que promovem uma dieta em que as proteínas animais são as mais importantes.
- Os que insistem na necessidade de uma dieta equilibrada que inclua nutrientes de origem vegetal e animal. Este parece ser o critério mais correto, pois é defendido pela maioria da comunidade científica que estuda o assunto.
Por outro lado, não é tão fácil como parece praticar uma alimentação saudável, pois requer os seguintes requisitos:
- Orçamento para aceder a alimentos de qualidade.
- Habilidades e tempo para a preparação correta dos alimentos.
- Conhecimento das caraterísticas nutricionais dos alimentos.
- Conhecer as necessidades nutricionais dos membros da família ou do grupo.
Nesta apresentação, abordamos alguns conhecimentos básicos para o ajudar a preparar dietas saudáveis, mas também saborosas e atractivas. Para o efeito, apresentamos factos e recomendações que o ajudarão a conhecer os seguintes aspectos:
- O papel de uma alimentação equilibrada na saúde.
- Necessidades nutricionais do organismo.
- Os valores nutricionais dos alimentos.
- As dietas recomendadas para as diferentes fases da vida.
- Dietas destinadas à perda de peso e à prática desportiva.
- Aspectos para a prevenção e tratamento de certas doenças.
introducao