logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Valores da dieta vegetariana

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Valores da dieta vegetariana


Embora muitos optem por adotar um estilo de vida vegetariano pelo simples facto de sentirem prazer em comer este tipo de alimentos, ou talvez por repulsa à gordura ou necessidade de perder peso, há muitos que se tornam vegetarianos motivados por uma série de valores e princípios.

Relativamente a este assunto, gostaríamos de aprofundar no guia seguinte, uma vez que o que consumimos corresponde muitas vezes à cultura, às tradições e à educação com que fomos formados, sem descurar as necessidades nutricionais do ser humano, a escolha de um alimento em detrimento de outro é muitas vezes motivada por vários fenómenos.

Valores dos vegetarianos: Como já foi referido, há vegetarianos que são vegetarianos simplesmente porque gostam deste tipo de alimentação ou porque consideram que podem encontrar aqui um estilo de alimentação que os ajuda a perder peso ou a ter uma vida mais saudável. No entanto, este ponto centra-se naqueles que decidem adotar este estilo de vida motivados apenas pelas suas condições éticas e morais.

Os vegetarianos não podem consumir qualquer tipo de carne, marisco ou peixe. A essência do vegetarianismo assenta neste facto, não consumir qualquer tipo de carne, e os vegetarianos demonstram um grande respeito pelos animais, muitos estão frequentemente envolvidos em movimentos em defesa dos mesmos, onde criticam fortemente os métodos utilizados na produção de carne, o sofrimento a que os animais são sujeitos e os direitos que estes têm de viver a sua vida sem interferência da mão humana.

É comum os vegetarianos rejeitarem a exploração dos animais na compra de vários bens de consumo, a produção de peles de animais e muitos outros. Os maus tratos a que certos animais são sujeitos pelo simples facto de se divertirem, como a tourada, a luta de galos ou a luta de cães, são ofensivos para todos os defensores da vida animal.

Comer carne é uma escolha, pelo menos do ponto de vista vegetariano, pelo que essa escolha deve estar de acordo com as suas crenças e valores. Se reconhece o direito dos animais à vida, deve agir em conformidade, não só eliminando o consumo de animais, mas também lutando vigorosamente para que esses direitos sejam respeitados.

As razões ecológicas também têm muito peso, o que é compreensível quando temos números que mostram que a maior parte da produção mundial de milho e aveia é utilizada para alimentar os animais que comemos, o que não faz sentido quando essa mesma produção de milho e aveia poderia alimentar milhões de pessoas a mais do que a carne obtida dos animais que a comem.

Tolerância: A tolerância pode ser um valor ético difícil de manter para um vegetariano, mas é compreensível quando os seus princípios são guiados pelo respeito pela vida animal e pela não-violência. Cada vez mais, encontramos muitos nutricionistas que defendem a tolerância como uma forma mais inteligente de alcançar maior sucesso na mudança do estilo de alimentação da população. É claro que é difícil convencer alguém que gosta de carne a não a comer, se mantivermos os nossos argumentos numa crítica ofensiva e invasiva em relação ao que come, a melhor forma é educar no respeito e nos valores que professa, mas respeitando a livre escolha que todos temos para decidir como nos queremos alimentar.

Esta tolerância não se estende aos maus tratos, à utilização de animais como meio de entretenimento ou outros, estamos apenas a falar do respeito que devemos ter por aqueles que acham a carne um alimento apetecível, que a consomem com respeito pela vida mas que não querem abdicar de um estilo de alimentação carnívoro.


valores vegetarianos nutricao

Transcrição Valores da dieta vegetariana



Publicações Recentes de nutricao vegetariana

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?