Transcrição Ervas aromáticas
As ervas aromáticas assumem a forma de plantas e folhas frescas e de cheiro agradável. São utilizadas para realçar o sabor e o aspeto dos nossos alimentos.
O uso de ervas aromáticas remonta a tempos antigos, durante muitos anos foram usadas para melhorar a experiência dos pratos de comida, no entanto muitas pessoas desconhecem que as ervas aromáticas têm muitas propriedades benéficas para a nossa saúde, uma vez que interagem com componentes nutricionais e medicinais.
Ao longo deste guia iremos analisar as propriedades e caraterísticas que fazem das ervas aromáticas um complemento benéfico na preparação dos nossos pratos, bem como as formas de as introduzir na nossa alimentação para tirar o máximo partido das propriedades que possuem.
Benefícios da utilização das ervas aromáticas: As ervas aromáticas apresentam uma série de componentes, como os fitoquímicos, que interagem de forma benéfica no nosso organismo.
Muitos nutricionistas desaconselham o uso de ervas aromáticas como um elemento que traz mais do que estética, cheiro e sabor às nossas refeições. A verdade é que isso está completamente errado, porque as ervas aromáticas não só interagem com a aparência e o cheiro, como também podem ter uma influência significativa na melhoria da contribuição nutricional dos alimentos para a nossa dieta.
Os estudos mais recentes têm demonstrado que as ervas aromáticas possuem propriedades importantes, como os flavonóides.
Os flavonóides têm caraterísticas particulares, uma vez que podem aumentar o efeito dos antioxidantes no nosso organismo, fazendo com que os nutrientes que recebemos de outros alimentos durem mais tempo e sejam mais eficazes. Neste sentido, temos visto benefícios nas ervas aromáticas como antitrombóticos, melhorias no controlo da tensão arterial, benefícios na hipoglicemia, entre outros.
Apenas com a utilização de algumas ervas aromáticas podemos tornar mais apetitosos pratos que antes não queríamos comer, aumentando o nosso apetite através da interação com o sistema olfativo.
Muitas destas ervas têm nutrientes importantes como o potássio e estão carregadas de várias vitaminas e minerais, este é mais um exemplo que confirma que as ervas aromáticas não são apenas decorativas, mas também interagem com os nutrientes dos nossos alimentos.
O cheiro das ervas aromáticas também está associado aos processos digestivos, está estudado que quando o prato é mais apetecível ao olfato, o nosso estômago reage melhor na digestão dos alimentos, sendo este um componente importante para qualquer tipo de dieta.
Algumas ervas aromáticas têm sido utilizadas historicamente como medicina natural, como é o caso do cebolinho, cujas propriedades promovem a saúde de diferentes órgãos como o pâncreas, a vesícula biliar, o fígado, entre outros.<
ervas aromaticas