logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Doenças cardiovasculares na alimentação vegetariana

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Doenças cardiovasculares na alimentação vegetariana


As doenças cardiovasculares são responsáveis por 33% das mortes anuais da população mundial. Estes números representam cerca de 18 milhões de pessoas por ano, sendo a principal causa de morte.

Estes números são, por si só, alarmantes, o que levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a salientar nos seus relatórios a necessidade de combater ativamente os principais factores que as desencadeiam.

Neste guia, pretendemos dar uma visão geral sobre as caraterísticas básicas que distinguem este tipo de doenças, os factores de risco associados e os mecanismos para contrariar o efeito destas doenças. Ao mesmo tempo, analisaremos o impacto que um estilo de vida vegetariano pode ter como complemento eficaz no tratamento, mitigação e prevenção das doenças cardiovasculares.

Caraterísticas: Quando nos referimos a doenças cardiovasculares, estamos a referir-nos a todo um conglomerado de afecções e condições desenvolvidas no organismo, que colocam o sistema cardiovascular do nosso corpo em risco considerável. Estas doenças podem estar relacionadas ou não, ter causas comuns ou ser uma consequência natural do desenvolvimento de determinadas condições primárias.

Entre as principais doenças cardiovasculares encontram-se a hipertensão arterial, níveis elevados de colesterol, problemas graves do miocárdio, arritmia cardíaca, angina de peito, entre muitas outras. Uma causa comum a todas as doenças acima referidas é a presença de acumulação de gordura nas artérias do corpo. Por vezes, esta situação pode estar relacionada com uma alimentação inadequada, maus hábitos físicos ou com o consumo de substâncias tóxicas para o organismo.

Prevenção: Para estabelecer mecanismos eficazes de prevenção das doenças cardiovasculares, é necessário abordar os principais factores de risco relacionados com estas doenças.

Estes factores coincidem geralmente com o abuso excessivo de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e elementos nocivos para o nosso organismo. Está também associado a pouca ou nenhuma atividade física, ao abuso do tabaco e do álcool.

Dito isto, o mecanismo mais eficaz para combater o possível aparecimento de doenças cardiovasculares é atacar diretamente estes factores de risco. Por isso, começar por fazer uma série de alterações nas nossas rotinas diárias e nos alimentos que ingerimos será decisivo no comportamento futuro destas doenças.

Neste sentido, vamos analisar de que forma a manutenção de uma dieta vegetariana pode ajudar a atenuar ou prevenir os efeitos das doenças cardiovasculares.

Dieta vegetariana: A dieta vegetariana é, por si só, uma das mais eficazes na prevenção do aparecimento de doenças cardiovasculares. Devido aos elementos que a compõem, mostra-se como uma forma de alimentação saudável, pobre em gorduras e eficaz para manter as nos


cardiovascular

Transcrição Doenças cardiovasculares na alimentação vegetariana



Publicações Recentes de nutricao vegetariana

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?