Transcrição Métodos de alimentação (II)
Na apresentação anterior referimo-nos ao método de alimentação à colher, hoje vamos referir-nos a outro método que está a tornar-se cada vez mais popular: o Baby Led Weaning Weaning (BLW).
Nos humanos, o desmame inicia-se por volta do quinto ou sexto mês de vida, com a introdução de alimentos complementares e a continuação do aleitamento materno ou artificial, que idealmente deve terminar por volta dos dois anos de idade; mas o fim deste pode ser antecipado ou retardado de acordo com os interesses da mãe e da criança.
Nesta apresentação, iremos também referir as principais caraterísticas de uma versão modificada do BLW, conhecida como BLISS -Baby Led Introduction to solids- que visa melhorar a forma como a alimentação sólida é introduzida ao bebé e erradicar os possíveis riscos que o BLW poderia gerar.
O que é a alimentação guiada pelo bebé ou auto-regulada (BLW)?
A BLW é uma forma de introduzir a alimentação complementar que propõe dar alimentos inteiros ao bebé, em tamanhos e dimensões que lhe permitam apanhá-los facilmente e levá-los à boca com as suas próprias mãos.
Durante as refeições, o adulto não alimenta a criança, mas apenas lhe oferece alimentos saudáveis - legumes, fruta, carne, peixe, ovos - bem cozinhados, macios, de preferência em formas estreitas e alongadas - finger foods - que a criança consegue apanhar com as mãos e levar à boca para os digerir.
Este método visa que o bebé participe mais ativamente na alimentação, auto-regulando as quantidades de acordo com os seus reflexos de fome e saciedade e integrando-se mais harmoniosamente na refeição familiar, continuando a receber alimentação artificial ou aleitamento materno, sendo este último encorajado a prolongar-se o mais possível, em função dos interesses da mãe e da criança.
Recomendações gerais para a implementação da BLW
- Para oferecer as primeiras refeições, recomenda-se escolher uma altura em que a criança não tenha muita fome ou sono, para que possa começar a familiarizar-se com a nova forma de alimentação como se fosse um jogo; no entanto, a criança deve permanecer sentada e relaxada, sem distracções como a televisão.
- A criança deve explorar os alimentos com as suas próprias mãos para se familiarizar com eles e decidir quando deve começar e parar de comer, sem que ninguém lhe diga como e quanto deve comer, ou coloque comida na sua boca. No entanto, é muito importante que um adulto esteja constantemente ao lado da criança, observando-a atentamente.
- Para facilitar a tarefa, recomenda-se que os alimentos oferecidos façam parte dos alimentos que o resto da família irá comer. Estes podem ser preparados e iniciados em conjunto e, antes de lhes adicionar sal ou outras substâncias nocivas, reservar aqueles que a criança vai comer.
- Para reduzir o risco de engasgamento, evite alimentos perigosos devido ao seu tamanho, dureza ou pedaços, como cenouras, frutas cruas sem casca, azeitonas, carnes duras, batatas fritas e nozes.
Principais benefícios da BLW
- Contribui para o desenvolvimento psicomotor da criança, uma vez que esta tem de desenvolver diferentes capacidades, como a coordenação mão-olho e mão-boca, a mastigação, a deglutição e, mais tarde, a preensão dos dedos.
- Favorece uma melhor relação entre os bebés e os alimentos; estes aceitam um maior número de sabores, aromas e texturas à medida que os experimentam e tentam comê-los sem receio de os ter de aceitar devido à insistência, promessas ou ameaças dos adultos.
- Ao não estimular o aumento da quantidade de alimentos a ingerir em cada refeição, uma vez que a criança come apenas a quantidade que deseja, reduzem-se os riscos de excesso de peso, obesidade e outras perturbações gastrointestinais relacionadas com a ingestão excessiva de alimentos "ou binge eating".
- Ao partilharem a mesa com os outros membros da família, os bebés reforçam os laços afectivos com cada um deles; ao mesmo tempo, através da imitação, adquirem uma série de conhecimentos, hábitos e competências relacionados com o manuseamento dos talheres, o gosto por determinados alimentos e o prazer das refeições como um ato agradável, não só do ponto de vista biológico mas também social.
- Aprendem a apreciar os alimentos sem pressa, a saboreá-los e a mantê-los na boca durante mais tempo, contribuindo para o desenvolvimento da musculatura oro-facial e para uma mastigação correta.
- Favorece a transição dos alimentos líquidos para os sólidos.
Possíveis desvantagens do BLW
- Os pais e cuidadores devem dispor de mais tempo para supervisionar as mamadas do bebé, que geralmente ocorrem a um ritmo bastante lento.
- Pode provocar carências calóricas e de ferro no organismo, essenciais para assegurar o crescimento acelerado do bebé entre os 6 e os 12 meses de idade.
- Existe um risco acrescido de engasgamento se as recomendações de aplicação não forem rigorosamente respeitadas.
- Ao partilhar a mesa da família, existe um maior risco de a criança ingerir alimentos não recomendados, como batatas fritas, carnes processadas - salsichas, linguiças, etc. - e grandes peixes azuis com possível teor de mercúrio - tubarão, espadarte, atum, etc.
metodos alimentacao 2
Transcrição Métodos de alimentação (II)
metodos alimentacao 2