Transcrição Nutrição e desenvolvimento do cérebro da criança
A adolescência é uma fase de importantes transformações físicas, emocionais e sociais, que marca a transição da infância para a idade adulta. O seu início coincide com a puberdade, caracterizada por um surto de crescimento acelerado: nas raparigas começa geralmente aos 9 anos e nos rapazes por volta dos 11 anos. Esta fase termina, em ambos os sexos, entre os 18 e os 20 anos, quando o crescimento físico está concluído. As necessidades nutricionais aumentam devido a este rápido desenvolvimento do corpo e às mudanças comportamentais que ocorrem nesta fase, como a alteração dos hábitos de sono, de alimentação e de estudo. Este facto torna a adolescência um período crítico para a nutrição, exigindo uma atenção cuidada por parte dos pais, tutores ou educadores responsáveis pelo bem-estar geral dos adolescentes.
Factores que aumentam a procura de energia e de nutrientes durante a adolescência
- crescimento corporal rápido e significativo
- Alterações na composição corporal.
- As necessidades nutricionais variam de acordo com o nível de atividade física de cada adolescente.
Peculiaridades do crescimento na adolescência
- Este é o segundo e último período de crescimento acelerado do corpo. As raparigas começam por volta dos 9 anos de idade e os rapazes por volta dos 11 anos. Em média, as raparigas crescem cerca de 8 cm e os rapazes cerca de 10 cm. A altura final é atingida entre os 18 e os 20 anos de idade, enquanto a massa óssea continua a desenvolver-se até aos 25 anos.
- O aumento da massa corporal também é notável, duplicando durante esta fase.
- Além disso, verifica-se um aumento do volume sanguíneo e do tamanho dos órgãos internos.
- Se houver carências nutricionais durante este período, estas podem afetar negativamente a altura e o desenvolvimento muscular e ósseo.
Alterações da composição corporal na adolescência
Durante a adolescência, a relação entre o tecido adiposo e a massa magra altera-se, de forma diferente em ambos os sexos:
- Nas raparigas, o aumento da massa isenta de gordura é menor do que nos rapazes, com uma média de 18 kg entre os 9 e os 20 anos de idade. Além disso, o tecido adiposo aumenta mais nas raparigas do que nos rapazes.
- Nos rapazes, a massa isenta de gordura aumenta mais, com uma média de 35 kg entre os 10 e os 20 anos de idade.
Estas diferenças influenciam as necessidades energéticas, uma vez que a massa muscular é metabolicamente mais ativa, o que significa que os rapazes necessitam de mais energia do que as raparigas para o mesmo nível de atividade física.
Que nível de atividade física é recomendado na adolescência?
O nível de atividade física deve ser adaptado ao sexo e ao surto de crescimento. Recomenda-se que os adolescentes pratiquem aproximadamente uma hora de atividade moderada a vigorosa por dia, e pelo menos duas vezes por semana em actividades como
- Exercício aeróbico ou ioga, para melhorar a flexibilidade e a saúde óssea.
- Actividades ao ar livre, como caminhar, nadar, correr ou andar de bicicleta.
- Desportos de equipa, como basquetebol, voleibol ou andebol.
- Exercícios de fortalecimento muscular.
Impacto da maturação psicossocial na nutrição
desenvolvimento cerebral nino