Transcrição Alimentação materna pós-parto
Durante a lactação, as necessidades nutricionais da mãe são maiores do que em qualquer outra fase da sua vida, mais ainda do que durante a gravidez. Este facto deve-se principalmente ao elevado esforço metabólico envolvido na produção de leite materno.
A mãe utiliza tanto os nutrientes da sua alimentação como as reservas armazenadas no seu corpo para produzir leite. Por conseguinte, se a alimentação carecer de determinados nutrientes, o organismo dará prioridade à qualidade do leite, o que pode afetar a saúde da mãe.
É essencial que a mãe mantenha uma dieta adequada não só para o seu próprio bem-estar, mas também para garantir a saúde do bebé e para se preparar para futuras gravidezes.
Alterações metabólicas após o parto
- Os depósitos de gordura acumulados durante a gravidez são mobilizados, facilitando a perda de peso sem necessidade de fazer uma dieta rigorosa.
- A oxitocina libertada durante a amamentação provoca sede, o que ajuda a mãe a manter-se hidratada sem necessidade de forçar a ingestão de líquidos.
- Durante este período, a absorção de cálcio melhora e a excreção de cálcio diminui, pelo que uma dieta equilibrada pode satisfazer todas as necessidades de cálcio, reduzindo o risco de osteoporose no futuro.
O aleitamento materno tem benefícios para a mãe?
Sem dúvida, eis alguns dos principais benefícios:
- Acelera a recuperação pós-parto, ajudando a reduzir a hemorragia e facilitando a contração do útero.
- Diminui o risco de depressão pós-parto, especialmente em mães jovens.
- Facilita a perda de peso sem dietas restritivas; além disso, é o único momento na vida de uma mulher em que a gordura acumulada nas ancas é facilmente reduzida.
- Reduz o risco de cancro da mama e de osteoporose.
- Aumenta a autoestima e reforça a ligação afectiva entre a mãe e o bebé.
Impacto da dieta materna na qualidade do leite
O leite materno é o único alimento de que um recém-nascido necessita durante os primeiros seis meses de vida. Embora sua composição seja estável, pode variar de acordo com o estado nutricional da mãe, principalmente em relação a esses nutrientes:
- A quantidade de vitaminas e minerais no leite depende da ingestão e das reservas da mãe. Embora o bebé tenha reservas de ferro e cobre, o leite deve fornecer o resto dos nutrientes necessários.
- As mães obesas ou com baixo peso podem produzir menos leite inicialmente e ter dificuldade em manter a lactação. O controlo do peso antes, durante e após a gravidez é fundamental para garantir o sucesso da amamentação.
- O perfil lipídico do leite materno é influenciado pela dieta da mãe. O desenvolvimento do cérebro do bebé tem sido associado à ingestão de ácidos gordos ómega 3, que estão presentes no leite materno quando a mãe consome estes nutrientes.
Recomendações dietéticas durante a amamentação
- É essencial que a mãe tenha uma alimentação completa e evite dietas muito restritivas para perder peso.
- Recomenda-se a divisão das refeições em cinco ou seis por dia, assegurando um pequeno-almoço completo.
- Consumir quatro porções diárias de produtos lácteos para satisfazer as necessidades de cálcio.
- Incluir hidratos de carbono complexos - como o pão integral, os cereais e as batatas - em quatro das seis refeições.
- Incluir gorduras saudáveis, como as que se encontram nos peixes gordos, no azeite e nos óleos de sementes. Limite as gorduras animais e evite as gorduras trans.
- Os legumes e a fruta devem estar presentes em cinco das seis refeições para garantir uma ingestão adequada de vitaminas, minerais e fibras.
- Consumir proteínas animais em duas refeições por dia, optando por carnes magras, como frango ou peru, e peixes como salmão e atum.
- Beber dois a três litros de água por dia, e pelo menos um copo após cada copo de leite.
- Reduzir o consumo de sal para evitar a retenção de líquidos, que pode causar inchaço nos pés.
- Consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento para evitar efeitos negativos para o bebé.
- Evitar substâncias tóxicas como as drogas, o álcool e o tabaco.
- Reduzir o consumo de café e chá, e evitar chás de ervas ou ervas medicinais sem aconselhamento médico.
amamentacao pos parto