logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Aleitamento materno exclusivo

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Aleitamento materno exclusivo


As vantagens nutricionais do leite materno em relação a qualquer outro tipo de leite ou fórmula artificial foram demonstradas em numerosos estudos científicos; estes estudos também sublinham que o aleitamento materno é muito mais do que fornecer o melhor alimento possível ao recém-nascido; é oferecer proteção, segurança e amor num ambiente completamente diferente daquele em que ele ou ela se desenvolveu.

É por esta razão que a Organização Mundial de Saúde (OMS) e outras agências regionais e nacionais relacionadas com a saúde e o desenvolvimento da criança recomendam o aleitamento materno exclusivo durante os primeiros 6 meses de vida da criança e a continuação do aleitamento materno com alimentos complementares adequados até aos 2 anos de idade ou mais, sempre que possível e sempre que a mãe assim o desejar.

O aleitamento materno exclusivo consiste em dar à criança leite diretamente do peito da mãe ou de uma ama de leite, ou dar leite materno extraído; e não oferecer outros líquidos, com exceção de medicamentos, suplementos nutricionais ou soluções de reidratação oral.

É muito importante que o recém-nascido seja colocado no peito da mãe na primeira meia hora de vida e, pelo menos, até o bebé ter mamado pela primeira vez. Este primeiro contacto pele a pele deve ocorrer sempre que a mãe e o bebé estejam saudáveis, independentemente do tipo de alimentação que o bebé irá receber posteriormente.

Vantagens do aleitamento materno para o bebé

  • É o alimento que melhor se adapta às caraterísticas fisiológicas do recém-nascido, pelo que é facilmente digerido e absorvido.
  • O contacto estreito com a mãe transmite tranquilidade, bem-estar e segurança, elementos essenciais para que o bebé se adapte corretamente ao ambiente, sobretudo nos momentos em que satisfaz uma das suas necessidades vitais.
  • O leite contém anticorpos que reduzem a incidência ou os efeitos de doenças comuns na infância, como diarreias, otites, reacções alérgicas e doenças respiratórias.
  • O leite materno - especialmente o colostro - promove a maturação gastrointestinal em bebés prematuros e com baixo peso à nascença.
  • Reduz o risco a curto, médio e longo prazo de doenças como a diabetes tipo 1, a hipertensão arterial, a doença de Crohn, etc.
  • Mantém-se sempre à temperatura correta e as suas propriedades nutricionais não são afectadas pela ação dos processos culinários.
  • Muitos estudos demonstram que as crianças amamentadas têm taxas de desenvolvimento cognitivo mais elevadas do que as crianças alimentadas com leite artificial.
  • A composição do leite materno varia em função das fases de desenvolvimento do bebé; por exemplo, o colostro contém os elementos necessários para nutrir e proteger os órgãos imaturos do bebé.

Frequência e duração das primeiras mamadas

O recém-nascido deve ser colocado ao peito da mãe na primeira meia hora de vida e, pelo menos, até à primeira mamada. Os recém-nascidos permanecem geralmente acordados durante cerca de duas horas após o nascimento, entrando depois numa fase de sono "recuperativo" que pode durar entre 8 e 12 horas. Durante esta fase, não é aconselhável insistir na alimentação, mas o bebé deve permanecer junto do peito da mãe para poder retomar a amamentação quando precisar.

Em geral, a partir do primeiro dia e durante os primeiros 15-20 dias de vida, o bebé deve mamar entre 8 e 12 vezes em 24 horas, com intervalos irregulares entre as mamadas, mas nunca superiores a 3 horas. Recomenda-se que os bebés muito sonolentos, que mamam menos do que o necessário, sejam estimulados colocando-os pele a pele com a mãe e fazendo-lhes massagens rotativas nas plantas dos pés ou acariciando as costas de baixo para cima.

A mãe deve oferecer o peito sempre que o bebé o desejar - tanto de dia como de noite - e durante todo o tempo que o bebé o desejar; este tipo de amamentação conhecido como "livre demanda" estimula a produção de leite e evita o risco de complicações mamárias como a mastite.

É necessário ou aconselhável oferecer água, soro fisiológico ou outros líquidos a bebés sem indicação médica?

Não é necessário nem aconselhável oferecer água, soro fisiológico ou suplementos aos bebés, a não ser que haja indicação do pediatra.

No prazo de 24-48 horas após a alta hospitalar, é necessário que o pediatra avalie o estado de saúde do bebé e avalie os resultados da amamentação.

Dar água ou outros líquidos aos bebés antes dos 6 meses de idade aumenta o risco de diarreia ou outras infecções gastrointestinais e reduz a produção de leite materno.

Porque não é recomendado dar chupetas ou tetinas aos bebés?

Não é aconselhável dar ao bebé chupetas ou tetinas porque são sugadas de forma diferente da mama; fazendo com que o recém-nascido tente sugar a mama desta forma e não obtenha a quantidade certa de leite; aumentando o esforço e o tempo investido em cada mamada, bem como as hipóteses de ficar exausto e insatisfeito sem ter terminado todo o leite em cada mama.

Benefícios do colostro

O colostro é um líquido espesso e amarelado segregado pelas glândulas mamárias durante os primeiros 3 a 4 dias após o nascimento. É o alimento mais adequado às necessidades do bebé, capaz de o nutrir e de o proteger de infecções.

O colostro é muito rico em minerais, vitaminas lipossolúveis, carotenos e proteínas; entre as proteínas que contém encontram-se as imunoglobulinas - anticorpos que protegem os órgãos e os sistemas contra as infecções.

Os principais benefícios para o bebé são:

  • Por ser um leite adaptado, facilita a digestão e a assimilação dos nutrientes.
  • Protege e estimula o crescimento da mucosa intestinal do recém-nascido, que nesta fase é muito vulnerável à ação de qualquer agente nocivo.

O primeiro leite materno deve ser rejeitado até ficar com uma cor mais clara?

Está provado que os bebés que bebem o colostro diretamente do peito da mãe após o nascimento correm menos riscos de adoecer, aprendem a mamar rapidamente e adaptam-se melhor ao leite materno.


amamentacao exclusiva materna exclusiva

Transcrição Aleitamento materno exclusivo



Publicações Recentes de nutricao infantil

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?