Transcrição Aleitamento artificial
O leite materno é o melhor alimento que um bebé pode receber durante o primeiro ano de vida, mas por diversas razões muitas mães têm de recorrer a leites artificiais na tentativa de complementar ou substituir o alimento ideal para o crescimento e desenvolvimento dos seus bebés. Isto obriga-as a conhecer alguns aspectos relacionados com as fórmulas artificiais, tais como os tipos, as formas de preparação e a frequência e quantidade das mamadas.
A alimentação artificial é a utilização de um alimento diferente do leite materno, geralmente leite de vaca modificado, como substituto do leite humano.
A primeira coisa que as mães devem saber é que o leite de vaca não modificado não pode ser dado a bebés com menos de um ano de idade, uma vez que o seu elevado teor de proteínas, gorduras e alguns minerais dificultam a sua digestão pelo organismo imaturo do bebé; é também deficiente em ferro, ácidos gordos essenciais e algumas vitaminas.
O que são as fórmulas para lactentes?
As fórmulas para lactentes são produtos industriais concebidos para a alimentação de lactentes e crianças jovens, cujo conteúdo é geralmente derivado de leite de vaca modificado, embora existam também fórmulas disponíveis no mercado derivadas de leite de cabra e de soja.
A composição das fórmulas foi-se transformando em função dos novos conhecimentos e dos avanços científicos e técnicos para aproximar a sua composição da do padrão de referência: o leite materno.
Atualmente, a composição das fórmulas - líquidas ou em pó - varia em função da idade da criança e pode ser dividida em três grupos:
- As fórmulas de arranque, destinadas a cobrir as necessidades nutricionais dos bebés entre os 0 e os 6 meses.
- Fórmulas de seguimento para crianças entre os 6 e os 12 meses, embora também possam ser utilizadas para crianças com mais de 12 meses.
- Fórmulas de crescimento para bebés com mais de um ano.
Será alguma vez possível produzir um leite artificial semelhante ao leite materno?
Parece uma tarefa impossível, uma vez que a composição do leite humano varia ao longo da alimentação e ao longo do dia, dependendo da idade e das necessidades do bebé, bem como das caraterísticas individuais de cada mãe.
Fórmulas para perturbações digestivas ligeiras
Existem algumas fórmulas artificiais com pequenas modificações na sua composição que se destinam a resolver pequenos problemas digestivos. Dentro deste grupo de fórmulas encontram-se os seguintes tipos:
- Fórmulas anti-regurgitação.
- Fórmulas anti-constipação.
- Fórmulas anti-cólicas.
- Fórmulas sem lactose.
Fórmulas para bebés com necessidades especiais
Este grupo de fórmulas especiais é composto por aquelas cujo teor de macronutrientes difere consideravelmente das fórmulas artificiais para a iniciação, continuação e crescimento do lactente. A maioria das fórmulas especiais tem em comum a substituição das proteínas do leite de vaca por outras proteínas, consoante as necessidades do bebé. Dentro deste grupo de fórmulas encontram-se os seguintes tipos:
- Fórmulas de soja.
- Fórmulas parcialmente hidrolisadas.
- Fórmulas de aminoácidos ou elementares.
- Fórmulas de proteína de arroz.
Preparação das fórmulas
Os leites existem em dois formatos: fórmulas prontas a consumir e fórmulas em pó. As fórmulas prontas a consumir poupam esforço e tempo, no entanto, se as instruções forem lidas cuidadosamente e seguidas à risca, ambos os formatos são igualmente eficazes.
Passos para preparar a fórmula de leite em pó:
- Para preparar o biberão, a primeira coisa a fazer é lavar as mãos com sabão e secá-las bem.
- Não é necessário esterilizar o biberão, as tetinas e outros acessórios antes de cada utilização; basta lavar com sabão e água suficiente. O sabão deve ser um detergente feito a partir de produtos naturais; não deve conter perfumes ou corantes e o seu pH deve ser neutro.
- Aquecer água mineral adequada ao consumo das crianças sem ferver. Verter a quantidade necessária de água e adicionar uma pequena quantidade de leite em pó por cada 30 mililitros de água.
- Mexa suavemente até ter a certeza de que não existem grumos. Teste a temperatura na parte de trás do seu pulso; o leite deve estar ligeiramente quente.
- O leite deve ser preparado imediatamente antes da alimentação e o restante após a alimentação deve ser deitado fora.
- Se for utilizada água potável pública para preparar o biberão, ferva-a durante um minuto e espere que arrefeça antes de preparar o leite.
Frequência e quantidade das mamadas
O leite de arranque é assimilado mais lentamente do que o leite materno, pelo que o intervalo entre as mamadas pode ser um pouco mais longo. É preciso ter em conta que cada bebé é único, por isso as quantidades e os horários recomendados não devem ser rígidos, é preciso aprender a interpretar as suas necessidades, nunca forçá-lo a comer mais do que quer e nunca deixá-lo com fome.
Recomendações para o aleitamento artificial
- Consulte o seu pediatra antes de introduzir ou alterar o tipo de aleitamento artificial.
- Não dilua a fórmula preparada nem adicione mais pó ou água à fórmula em pó. Respeitar rigorosamente as instruções de utilização. Um leite em pó muito concentrado pode provocar uma desidratação hipertónica. Por outro lado, dar um leite em pó com menos sólidos pode causar subnutrição.
- Ajuste o tamanho do orifício da tetina. Se o bebé tiver dificuldade em mamar, o orifício deve ser um pouco maior; mas só um pouco, porque se for demasiado grande, o bebé engasga-se e tem medo de continuar a mamar.
- Não adicione açúcar ou mel à fórmula, pois estas substâncias podem causar vários problemas de saúde em bebés com menos de um ano de idade.
- Aproveite o tempo de dar o biberão para se aproximar do seu bebé, acariciá-lo e falar com ele, tal como faria se o estivesse a amamentar. Nunca deixe o seu bebé sozinho com um biberão, pois ele pode engasgar-se.
- Mantenha a cabeça do bebé numa posição ligeiramente elevada e segure o biberão para cima para que ele não chupe ar.
- Nunca aqueça o leite no micro-ondas, pois algumas zonas do leite podem sobreaquecer e queimar o bebé.
- Limpe bem o exterior do recipiente do leite antes de o abrir.
- Se o seu bebé não estiver satisfeito com a quantidade recomendada, consulte o seu pediatra.
amamentacao artificial