Transcrição A soja na nutrição holística
A soja é um daqueles alimentos que, pelas suas caraterísticas, é considerado um dos mais valiosos no campo da nutrição. Na Nutrição Holística, recomenda-se a inclusão da soja ou dos seus derivados, sendo um alimento adequado a vários regimes alimentares, incluindo vegetarianos e veganos. Do ponto de vista científico, a sua importância é de tal forma notável que é muitas vezes referida como um produto "milagroso", devido ao número de estudos que lhe têm sido realizados.
De seguida, vamos explorar as caraterísticas e propriedades mais marcantes que fizeram da soja um alimento icónico no mundo da nutrição.
O que é a soja?
A soja é uma planta da qual se obtêm sementes de grande valor para a alimentação humana e animal. Classificada como uma leguminosa, é rica em ácidos gordos essenciais e é uma fonte de proteínas de alta qualidade para o organismo, uma vez que o seu teor de gorduras saturadas é quase insignificante.
A soja faz parte da cultura culinária humana há milhares de anos e o seu valor proteico entre os vegetais é comparável ao da proteína animal.
Propriedades da soja
A soja é um alimento completo, contendo praticamente tudo o que necessitamos. Por exemplo, 50 gramas de grãos de soja fornecem mais de 180 KCAL, 2 gramas de gordura, 15 gramas de hidratos de carbono, 2 gramas de fibra e 25 gramas de proteína; tem também apenas 0,3 gramas de gordura saturada e 0,02 gramas de sal.
Com estas propriedades, é surpreendente obter 25 gramas de proteína em apenas 180 KCAL, enquanto a ingestão de gordura saturada e sódio é mínima. Isto faz da soja um alimento equilibrado e saudável.
A soja é um dos poucos alimentos que contém todos os 9 aminoácidos essenciais para o ser humano, o que a torna uma opção ideal de proteína, uma vez que não é necessário combiná-la com outros alimentos para obter todos os aminoácidos de que o nosso corpo necessita. O seu teor em vitaminas e minerais é também bastante elevado, e somado à sua riqueza em fibras, a soja torna-se num alimento fundamental para a perda de peso.
Um estudo que envolveu mais de 6000 mulheres durante um período de 10 anos procurou determinar o efeito da soja no desenvolvimento de doenças cancerígenas. Este estudo foi motivado pela hipótese de que alguns dos compostos activos da soja poderiam acelerar o cancro. No entanto, os resultados foram contrários, concluindo que a soja poderia mesmo reduzir o risco de desenvolver esta doença.
Os estudos também destacaram o potencial da soja para reduzir o colesterol e os triglicéridos, tornando-a um alimento eficaz contra as doenças cardiovasculares, ajudando a limpar as artérias e a facilitar o fluxo sanguíneo no organismo.
Apesar de todos estes benefícios, é importante consumir a soja com moderação. Como acontece com qualquer alimento, o excesso pode ser prejudicial; uma vez que é tão completa e rica em propriedades, é fácil exagerar no consumo.
soja