Transcrição Princípios da nutrição holística
A nutrição holística tem sido apresentada como uma visão holística da nutrição que procura ligar o corpo, a mente e o espírito num único sistema. À primeira vista pode parecer algo complexo, especialmente para quem já está familiarizado com outros tipos de dietas, que se centram no corpo sem abordar questões importantes como o impacto significativo do nosso sistema nervoso central nos processos de nutrição, e o papel desempenhado pela mentalidade e visão que temos quando enfrentamos uma mudança de estilo de alimentação.
Este estilo de vida vai além da perda de peso ou de uma alimentação saudável, envolve a pessoa que o pratica, como responsável direto pelo seu corpo e pelas decisões que toma, devolvendo-lhe o leme do barco e tornando-a consciente de todos os aspectos do seu organismo. Para saber um pouco mais sobre este interessante tema, vamos abordar alguns dos princípios e paradigmas em que se baseia a nutrição holística.
Não se trata de uma dieta
Por definição, uma dieta é um estilo de alimentação a que nos submetemos com o objetivo de reduzir o nosso peso corporal, melhorar a nossa saúde ou qualquer outro aspeto geralmente associado ao corpo. Quando analisamos os fundamentos em que se baseia a nutrição holística, é fácil perceber que ela vai além de uma simples dieta.
A nutrição holística é um estilo de vida que engloba desde o estado mais espiritual e mental do organismo até aos aspectos mais simples do corpo humano. A maioria das dietas são abandonadas num curto espaço de tempo, estas normalmente acabam num efeito de ricochete que faz com que o indivíduo recupere os quilos perdidos com muita facilidade, de modo que muitas vezes acaba por ganhar mais gordura do que antes de iniciar a dieta.
Isto acontece quando menosprezamos a importância da nossa parte não corporal para nos preocuparmos apenas com o corpo. É por isso que a nutrição holística é um conhecimento integral que procura fazer mudanças permanentes, como resultado da compreensão do assunto, de cada um dos aspectos envolvidos nos processos de nutrição.
É contra a fome
A nutrição holística é contra os estilos de alimentação que obrigam o sujeito a passar fome. Defende que não é necessário passar fome se conhecermos em profundidade o papel desempenhado por cada alimento que consumimos, porque passar fome não é o mesmo que comer menos. A primeira é que estamos a fazer algo de errado ou que o nosso corpo não está suficientemente preparado para receber esse alimento.
Uma compreensão holística dos alimentos permite incorporar fibras para reduzir a fome, aumentar os níveis de ingestão de magnésio e potássio para saciar os desejos e acalmar o cérebro, desintoxicar previamente a dependência da glicose, etc. Passar fome é apenas um sinal da falta de conhecimento que a maioria das dietas que praticamos induz em nós.
Pode-se comer de tudo
Comer é um prazer e deve continuar a sê-lo. Não é necessário limitar-se aos legumes ou deixar de comer hidratos de carbono para atingir qualquer um dos seus objectivos; na verdade, as dietas mais rigorosas são um fracasso precoce. Cerca de 96% das pessoas que iniciam uma dieta rigorosa abandonam-na. Dentro dos princípios da nutrição holística, pode comer o que quiser, o importante é que esteja consciente do que está a comer e de como esse alimento vai influenciar o seu corpo, dessa forma pode incorporá-lo no momento certo e saber equilibrar corretamente as suas refeições para lhe dar espaço durante o dia.
principios holistica