Transcrição Ossos
Os ossos são um elemento essencial para a estrutura do corpo humano, fazem parte do seu suporte e participam na proteção de vários órgãos. O estudo dos ossos remonta a vários séculos, tendo a anatomia, enquanto ramo da ciência, conseguido dar um lugar especial a este importante componente do corpo animal.
Com o objetivo de aprofundar este tema, propomos o seguinte guia, que se centrará em alguns dos aspectos básicos mais relevantes dos ossos e da sua participação no nosso organismo.
Composição
Os ossos são constituídos por vários tecidos, entre os quais o mais importante é o tecido ósseo, que é formado por diferentes componentes calcificados e que nos permite obter uma certa dureza e resistência. Dois outros tecidos de grande importância são a cartilagem e o tecido hematopoiético. O tecido cartilaginoso encontra-se na estrutura externa dos ossos juntamente com o tecido periósteo, actuando como uma camada primária, mais flexível e com uma função de ligação. O tecido hematopoiético é responsável pela produção de células sanguíneas, o que o torna uma parte essencial da vida humana.
Existem também vários vasos sanguíneos e nervos à volta dos ossos, pelo que não se deve pensar neles como uma estrutura sólida isolada, sobretudo tendo em conta que o interior de cada osso é constituído pela chamada medula óssea, uma zona com vários tecidos moles e vasos sanguíneos.
Funções
Os ossos têm várias funções no nosso corpo, sendo a mais conhecida e uma das mais importantes a função de suporte. Actuam como colunas que suportam o peso do resto dos elementos do corpo, graças ao tecido ósseo, que é um dos presentes nos ossos, responsável pela sua dureza e resistência.
Os ossos são também fundamentais na proteção dos nossos órgãos, que ficariam expostos a graves danos se não estivessem presentes. Esta função de blindagem é essencial para a vida humana, uma vez que, devido à nossa inter-relação com o ambiente que nos rodeia, necessitamos da presença desta proteção para sobreviver e progredir como espécie.
Saúde e cuidados com os ossos
Com exceção das pessoas com doenças ósseas degenerativas, é possível manter uma saúde e cuidados ósseos adequados, apostando numa dieta rica em nutrientes. O cálcio e a vitamina D são essenciais para a saúde dos ossos e deve tentar incorporar na sua dieta alimentos que contenham estes componentes.
Alimentos ricos em cálcio (apenas alguns exemplos):
- Vários tipos de queijo
- Leite de vaca
- Espinafres
- Acelga
- Azeitonas
- Lentilhas
- Bacalhau
- Sardinhas
ossos