Transcrição Nutrigenómica
A nutrição holística incorpora uma série de elementos que são frequentemente negligenciados quando se embarca num estilo de alimentação saudável. O facto de juntar ao corpo o cuidado da mente e o fortalecimento do espírito, permite obter resultados mais duradouros e integrais, que fomentam um estilo de bem-estar geral, que não se limita a perder gordura ou a ter melhor aspeto, por isso a nutrição holística é mais do que uma dieta, é todo um estilo de vida.
Dentro da tríade corpo, mente e espírito, o corpo é um elemento muito importante. A diferença entre a forma como as outras dietas abordam o corpo e a forma como a nutrição holística o aborda reside no facto de a nutrição holística ter uma visão mais abrangente, que não se limita aos aspectos mais básicos que todos dominamos, como o equilíbrio calórico, os nutrientes ou o exercício físico. Para apoiar esta visão abrangente, são incorporadas ciências como a nutrigenómica, que oferecem elementos de grande valor na hora de organizar as nossas refeições.
De seguida, abordaremos os aspectos básicos que distinguem a nutrigenómica, para compreender o papel que desempenha na nutrição holística.
O que é a nutrigenómica?
A nutrigenómica deriva da conhecida genómica nutricional. É um ramo da nutrição que se encarrega de realizar estudos relevantes sobre o impacto dos alimentos na nossa estrutura genética, para isso os alimentos são decompostos até à sua expressão mínima, analisando cada uma das suas moléculas para conhecer em profundidade o impacto que podem ter no nosso organismo, especialmente nos genes.
A Nutrigenómica conseguiu demonstrar que certos alimentos podem ter uma influência positiva ou negativa na estrutura dos nossos genes. Estudos demonstraram que nem todas as dietas são adequadas para todos os tipos de pessoas: enquanto algumas pessoas se dão bem com uma determinada dieta, outras são gravemente prejudicadas pela limitação da ingestão de alimentos. Isto deve-se principalmente ao facto de o genótipo humano ser um sistema muito complexo e até certo ponto sensível, razão pela qual deve ser individualizado quando se trata de lidar com certos problemas de saúde.
As vantagens
Os benefícios da aplicação da nutrigenómica à nutrição holística são inúmeros. O progresso acelerado deste ramo da ciência permitiu-nos compreender que os planos alimentares devem ser individualizados, uma vez que cada organismo deve ser tratado de forma particular, tendo em conta as suas caraterísticas pessoais.
Graças à nutrigenómica, sabemos agora mais sobre os danos que podem ser causados pelo consumo abusivo de certos alimentos, como os alimentos processados. A nutrigenómica reafirma a tese da nutrição holística, de que o corpo deve ser visto de uma perspetiva holística, não atendendo apenas aos aspectos básicos e gerais.
Relação com a nutrição holística
A nutrigenómica veio trazer mais elementos científicos à nutrição holística, despertou o nosso interesse em conhecer o nosso corpo em profundidade antes de empreender qualquer mudança alimentar.
A nutrigenómica aprofundou o estudo do genótipo e das caraterísticas do genoma humano na sua inter-relação com a alimentação, o que permitiu à nutrição holística desenvolver um estilo de vida saudável, que se nutre desta relação, rompendo com os paradigmas clássicos da nutrição, onde os genes ou o cérebro pouco importavam perante uma dieta.
É importante compreender que a nutrição holística é multidisciplinar, pelo que se baseia em muitos ramos da ciência para elaborar os seus postulados, entre os quais a nutrigenómica ocupa, sem dúvida, um lugar importante.
nutrigenomica