Transcrição Músculos
Os músculos são constituídos por uma série de tecidos que se contraem para facilitar a mobilidade do corpo, necessitam de alimento e oxigénio para funcionar normalmente, dos quais obtêm energia suficiente para realizar as contracções que permitem a locomoção do corpo humano.
Para saber mais sobre o funcionamento e as caraterísticas dos músculos, propomos o seguinte guia, onde iremos rever algumas questões básicas que podem ser do seu interesse para aprofundar os seus conhecimentos de anatomia humana.
Classificação dos músculos
Para estudar o funcionamento dos músculos de forma organizada, estes são normalmente classificados em três grupos essenciais: músculos lisos, músculos esqueléticos e músculos cardíacos.
Os músculos lisos são aqueles que participam no fluxo sanguíneo através do relaxamento e da contração. Localizam-se principalmente na proximidade das artérias e dos intestinos. Os que se encontram perto das artérias dedicam-se precisamente à tarefa acima descrita de regular o fluxo sanguíneo, enquanto os que se encontram à volta do intestino ajudam a transportar os alimentos e as fezes para fora do corpo.
Os músculos esqueléticos desempenham um papel de importância vital no organismo, pois sem eles a locomoção humana seria impossível. São contraídos por sinais emitidos pelo nosso sistema nervoso e actuam sob o nosso comando, ao contrário dos músculos lisos, que têm uma certa autonomia. Eles cobrem e protegem o esqueleto e são os que normalmente trabalhamos e fortalecemos quando vamos ao ginásio ou fazemos qualquer tipo de exercício.
Por fim, o músculo cardíaco é o popularmente conhecido como miocárdio, está em constante funcionamento, o seu movimento é involuntário e não o podemos controlar. Ajuda o coração a bombear e a funcionar normalmente.
Músculos, tendões e ossos
Existe uma relação estreita entre os músculos, os tendões e os ossos. Esta relação é mais acentuada quando observamos o funcionamento do movimento do nosso corpo. Para nos movermos, é necessário mover os nossos ossos através de uma deslocação do nosso corpo, onde intervêm os tendões, como uma espécie de união entre os ossos e os músculos, permitindo que o movimento acima referido seja realizado através da contração muscular.
Lesões
Os músculos também se podem lesionar. Se já fez exercícios de força num ginásio, deve ter reparado que, sobretudo no início, é muito comum sentir muitas dores no dia seguinte à sessão de exercício. Isto deve-se ao facto de os músculos terem sido obrigados a realizar uma força superior àquela para que estavam preparados, o que resulta em micro rasgões nas fibras musculares, obrigando o músculo a crescer e a fortalecer-se. Este é um processo n
musculos