Transcrição Micronutrientes na nutrição holística
O corpo necessita de vitaminas e minerais para se manter saudável. É frequente seguirmos uma dieta pouco saudável para perder peso rapidamente, mas muitas vezes não consideramos o equilíbrio dos micronutrientes antes de decidirmos eliminar ou restringir a ingestão de qualquer alimento.
Estes devem ser valorizados durante o desenvolvimento do nosso plano alimentar, de modo a garantir que as necessidades básicas do nosso organismo são satisfeitas. De seguida, faremos uma breve análise sobre este tema, de forma a fornecer-lhe a informação necessária que lhe permitirá compreender as caraterísticas e a importância dos micronutrientes para o organismo.
Micronutrientes
Os micronutrientes são normalmente agrupados em três grandes grupos: vitaminas, minerais e oligoelementos. Dependendo da fonte, os oligoelementos são frequentemente incluídos nos minerais, mas também são frequentemente considerados como uma subclassificação dos minerais ou como um elemento separado.
Os micronutrientes têm caraterísticas e funções específicas no nosso organismo e podem ser obtidos artificialmente, através de suplementos e naturalmente através da ingestão de determinados alimentos.
Vitaminas
As vitaminas são os mais populares dos elementos acima mencionados. São fáceis de reconhecer porque são normalmente designadas por letras, números ou uma combinação de ambos. As suas principais funções estão associadas aos processos metabólicos a que o nosso corpo está sujeito. O aspeto positivo das vitaminas é que, na verdade, não precisamos de consumir muitas delas para termos padrões saudáveis. Outro aspeto notável é o facto de podermos obter vitaminas de quase todos os alimentos.
Dito isto, se não tiver uma deficiência vitamínica específica associada a qualquer doença ou condição, é provável que, com uma dieta equilibrada, possa aceder facilmente às quantidades de que o seu corpo necessita, em qualquer caso, pode suplementar com suplementos vitamínicos, tendo em mente que, em casos de excesso, o seu corpo acabará por descartar o excedente.
Minerais
Entre os minerais mais importantes para o nosso corpo estão o cálcio, o ferro, o fósforo e o magnésio. Estes têm funções celulares extremamente importantes para os nossos órgãos. É por isso que devemos ter o cuidado de não os excluir da nossa alimentação. Tal como acontece com as vitaminas, podem ser obtidas naturalmente através da ingestão de alimentos ou artificialmente através de suplementos.
De um modo geral, a maioria dos alimentos ricos em vitaminas tende a ser rica em minerais. Aumente a sua ingestão de frutas e legumes através de uma dieta equilibrada para complementar as necessidades do seu organismo.
Oligoelementos
Os oligoelementos são os menos conhecidos deste grupo de classificação de micronutrientes. No entanto, têm um valor insubstituível para a construção dos tecidos e para a atividade hormonal do organismo. Embora apenas alguns dos oligoelementos sejam essenciais para o organismo, a sua carência pode conduzir a inúmeras doenças no corpo.
Estas substâncias devem ser constantemente fornecidas, porque o nosso corpo tem pouca capacidade para as armazenar. Entre os oligoelementos essenciais para o organismo encontram-se o ferro, o iodo, o crómio, o cobre, o zinco, o selénio e o flúor.
O iodo é um elemento muito comum em frutos do mar, como o marisco. O crómio pode ser encontrado em alimentos como a carne e os cereais. As frutas e os legumes também tendem a ser ricos nestes elementos, por isso, mais uma vez, é melhor manter uma dieta equilibrada dentro dos seus padrões nutricionais.
Recomendações
Seguindo as diretrizes estabelecidas pela nutrição holística, tente estabelecer um plano nutricional equilibrado, que não subestime a inclusão de micronutrientes necessários ao nosso organismo. Tenha em mente que a ausência destes micronutrientes pode causar sérios danos à saúde humana.
micronutrientes