logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Medicina oriental e nutrição holística

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Medicina oriental e nutrição holística


No Ocidente, fomos formados sob a conceção da medicina ocidental, caracterizada pela utilização de medicamentos e intervenções cirúrgicas para tratar sintomas e doenças. A nossa medicina é muito controversa, uma vez que muitos acusam as grandes empresas farmacêuticas de serem uma indústria mais centrada na venda de medicamentos do que na resolução efectiva dos nossos problemas médicos.

O lado oposto da medicina ocidental é conhecido como medicina oriental ou tradicional, sendo a medicina tradicional chinesa uma das mais populares. A medicina tradicional responde a uma cultura milenar que segue a tradição transmitida pelos seus antepassados, a experiência e a sabedoria popular.

Durante este guia, iremos abordar alguns dos conceitos essenciais que precisa de dominar sobre a medicina oriental. Iremos também analisar o papel que esta desempenha na nutrição holística.

Medicina oriental

A medicina oriental, medicina tradicional ou medicina chinesa, como também é designada, é uma forma de tratar as doenças e oferecer soluções para as mesmas, não recorrendo normalmente a medicamentos industriais, mas sim a remédios populares, técnicas espirituais e medicamentos à base de plantas ou animais.

A medicina oriental não escapou às críticas da comunidade científica. Muitas das suas práticas não têm qualquer suporte científico, baseando-se no misticismo, em crenças religiosas ou pseudo-científicas.

Isto fez com que, para a medicina ocidental, a medicina oriental não fosse considerada como medicina, sendo esta uma das razões pelas quais os médicos ocidentais estão totalmente proibidos de recomendar ou prescrever soluções provenientes desta medicina, exceto em casos muito raros, em que as técnicas utilizadas têm estudos científicos e uma base científica.

A medicina oriental é inútil?

A medicina oriental, como dissemos acima, tem pouca base científica em muitas das suas práticas, embora seja claro que isso não significa que a devamos considerar inútil ou descartá-la completamente. Recomendar ou não o uso da medicina oriental é uma tarefa que deve ser feita com muita responsabilidade.

A verdade é que existem remédios dentro desta vertente da medicina que se têm revelado verdadeiramente eficazes como substitutos dos fármacos, como é o caso da utilização de ervas naturais ou especiarias para tratar doenças como a gripe ou problemas de estômago. Logicamente, isto deu origem a todo um ramo de estudo independente conhecido como medicina natural, que está a ganhar cada vez mais apoio na comunidade científica.

O lado negativo da medicina oriental é o risco de cair em práticas não científicas que podem pôr em perigo a nossa saúde. É por isso que devemos ser muito cautelosos quando utilizamos este estilo de medicina.

Medicina Ori


medicinal oriental

Transcrição Medicina oriental e nutrição holística



Publicações Recentes de nutricao holistica

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?