logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Manteiga

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Manteiga


A manteiga é um produto muito comum nas nossas cozinhas, tanto para barrar no pão como para fritar, proporcionando um sabor rico e uma textura muito caraterística dos lípidos. Infelizmente, a manteiga não é um produto saudável, embora o seu consumo moderado não traga complicações para a saúde, o seu abuso pode provocar danos graves no organismo.

A manteiga também tem várias propriedades que podem ser muito benéficas para o seu corpo, por isso a atitude em relação a ela não deve ser a de a evitar a todo o custo, o importante é saber consumi-la com moderação.

Para compreender a base dos malefícios que podem ser causados pelo consumo excessivo de manteiga e como podemos consumi-la com moderação de forma a usufruir das suas propriedades benéficas, vamos discutir as suas caraterísticas básicas no seguinte guia, para que tenha a informação necessária para fazer uma avaliação objetiva da utilização deste produto.

Prejuízos para o organismo

A manteiga é uma gordura de origem animal, obtida a partir de vários processos que são efectuados no leite de vaca, pelo que se pode deduzir que tem um elevado teor de gordura saturada. Este tipo de gordura é muito prejudicial para o sistema cardiovascular, sendo uma das gorduras responsáveis pelo aumento do colesterol que tanto mal faz ao nosso organismo.

O seu consumo excessivo provoca um aumento do peso corporal, problemas nas artérias, danos no coração, aumento do risco de doenças cardiovasculares, entre outros. Alguns tipos de manteiga também tendem a abusar de aditivos como o sódio, com o objetivo de conseguir um sabor mais intenso, já que a manteiga no seu estado mais natural não tem sabores fortes.

O sódio é um elemento que, em grandes quantidades, pode causar graves danos à nossa saúde, uma vez que aumenta a pressão arterial, o que pode causar sérias complicações para o nosso coração e sistema cerebrovascular.

Benefícios para o corpo

Demasiada manteiga é mau, mas tudo o que está relacionado com a manteiga não tem de ser negativo. O consumo moderado de manteiga permitir-lhe-á usufruir de algumas das suas propriedades benéficas para o seu organismo, como o seu elevado teor de selénio, que é altamente eficaz na prevenção de doenças mortais como o cancro.

A manteiga é rica em vitamina A, muito útil no combate aos problemas associados ao défice de visão. A sua elevada presença de ácido linoleico é também outro componente que confere à manteiga um grande valor, uma vez que este elemento é muito utilizado no combate e prevenção do cancro. Como todos os lípidos, o consumo de manteiga pode favorecer a assimilação das vitaminas lipossolúveis, que são aquelas que se dissolvem nas gorduras.

Como pode ver, o mal da manteiga não é a manteiga em si, mas os maus hábitos alimentares que desenvolvemos, um consumo razoável de manteiga pode contribuir para uma boa saúde.

Consumo

Como todos sabemos, a chave para manter uma dieta saudável reside no equilíbrio dos produtos que consumimos.

No caso da manteiga, é possível consumi-la em pequenas doses sem qualquer complicação para a saúde. O seu consumo é recomendado sobretudo de manhã, para acompanhar o pequeno-almoço. As quantidades a utilizar não devem exceder uma colher pequena, uma vez que, como dissemos anteriormente, tem o problema de aumentar muito facilmente o nosso nível de colesterol e causar doenças graves ao nosso organismo.


manteiga

Transcrição Manteiga



Publicações Recentes de nutricao holistica

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?