Transcrição Hidratos de carbono em nutrição holística
Os hidratos de carbono são talvez o macronutriente mais controverso que existe, devido à sua forte associação com o aumento de peso quando ingeridos em excesso. É um elemento que merece ser estudado, uma vez que a sua principal função como fonte de energia tem vindo a encontrar substitutos nas gorduras. Em qualquer circunstância, o importante é que tenha a informação necessária para tomar as suas próprias decisões na hora de organizar os seus planos alimentares, tendo em conta que a base de uma dieta saudável será sempre o equilíbrio correto dos nutrientes que ingerimos.
Neste guia vamos analisar os conceitos básicos que giram em torno dos hidratos de carbono, com o objetivo de lhe fornecer mais informações para planear as suas refeições.
As diferenças
Os hidratos de carbono caracterizam-se, em termos gerais, por serem simples e compostos.
Os hidratos de carbono simples são açúcares simples, como a frutose, a glicose e a lactose. Podem ser encontrados em produtos lácteos, doces, refrigerantes, xaropes, entre outros.
Os hidratos de carbono complexos são constituídos por três ou mais açúcares que se juntam para formar uma cadeia. São ricos em vitaminas, minerais e fibras. Por serem mais complexos, demoram mais tempo a ser assimilados pelo organismo, pelo que não elevam os níveis de açúcar no sangue tão rapidamente como os hidratos de carbono simples. São uma fonte de energia necessária para que o organismo desempenhe as suas funções.
Encontramo-los nas farinhas integrais, nas batatas, nas leguminosas, nos cereais integrais, nos legumes como os espinafres, os feijões, as alcachofras e os brócolos. Este tipo de hidratos de carbono desempenha um papel fundamental na alimentação, sendo a fonte natural por excelência para o nosso organismo obter energia.
Não são a única fonte de energia
Existe muitas vezes uma ideia pré-concebida de que os hidratos de carbono são a nossa fonte de energia e que, por isso, reduzir a ingestão de hidratos de carbono faria com que não tivéssemos energia suficiente para realizar as nossas tarefas diárias. A verdade é que, se isso fosse verdade, não haveria tantas pessoas a seguir dietas pobres em hidratos de carbono durante anos, nem teríamos tantos testemunhos de programadores e pessoas do mundo da tecnologia que trabalham em ambientes de alta pressão e comem apenas carne. O que queremos dizer é que os hidratos de carbono não são a única fonte de energia e, para muitos, nem sequer são a melhor.
Não exagere e aumente o seu consumo de proteínas
As proteínas são excelentes para acelerar o nosso metabolismo, mas são também um macronutriente extremamente necessário para a construção de massa muscular. É exatamente isto que queremos, que o nosso metabolismo funcione de forma óptima para evitar armazenar gordura desnecessariamente e para construir o nosso sistema muscular de forma a substituir as gorduras.
Outro fator importante é que, como dissemos anteriormente, os hidratos de carbono não são a única fonte a partir da qual podemos obter energia, mas as gorduras são excelentes para cumprir esta função. Assim, ao induzir a cetose, podemos obrigar o nosso organismo a utilizar essas gorduras que tem vindo a armazenar há muito tempo e que até agora nos eram inúteis, como fonte natural de obtenção de energia constante para realizar as nossas actividades diárias.
Sensibilidade aos hidratos de carbono
Observou-se que certos grupos de pessoas têm uma maior sensibilidade aos hidratos de carbono, o processo de conversão em açúcar é ampliado, acelerando a sua transformação em açúcar e penetrando na nossa corrente sanguínea ao ponto de aumentar as nossas reservas de gordura.
Esta sensibilidade aos hidratos de carbono permite ao nosso organismo aproveitar ao máximo cada refeição que comemos, o que não é bom, estamos a falar de o nosso organismo aprender a extrair a energia de que necessita dos alimentos e a reter uma parte para aumentar ainda mais as nossas reservas de gordura.
É um processo que se repete a cada refeição que comemos, ao ponto de, mesmo quando decidimos comer pouco, o nosso corpo abranda ainda mais o metabolismo e maximiza a acumulação de gordura, caso a escassez se mantenha ao longo do tempo. É por isso que, ao incluir hidratos de carbono nas suas refeições, é melhor que sejam do tipo complexo e estejam bem equilibrados com o resto dos nutrientes.
hidratos carbono