logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Gorduras vegetais

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Gorduras vegetais


As gorduras vegetais são um dos temas mais confusos da nutrição. Vimos com a ideia pré-concebida de que tudo o que começa por "gorduras" deve ser evitado a todo o custo, que as gorduras são más, causam doenças, aumentam o nosso peso corporal, afectam o sistema cardiovascular, entre outros. A verdade é que existe uma classificação utilizada em nutrição para distinguir as gorduras boas das gorduras más, sendo as gorduras vegetais um tipo de gordura muito boa para o nosso organismo.

De forma a esclarecer todas estas dúvidas, propomos o seguinte guia, onde abordaremos o tema das gorduras vegetais e os seus benefícios para o nosso organismo.

O que são as gorduras vegetais?

As gorduras vegetais são gorduras que provêm de alimentos vegetais e pertencem ao grupo dos lípidos. São conhecidas como gorduras insaturadas ou gorduras boas, devido às inúmeras propriedades e benefícios que trazem ao nosso organismo.

As gorduras vegetais são gorduras saudáveis para o nosso corpo, são consideradas essenciais em qualquer dieta equilibrada, fornecem um grande valor energético e contribuem para melhorar as texturas e sabores dos nossos alimentos. Exemplos dos alimentos mais comuns que contêm gorduras vegetais são o óleo de palma, o azeite, entre outros. É uma substância orgânica classificada como um lípido, e são essenciais na produção do tecido nervoso.

Benefícios

Dentro da gastronomia, as gorduras vegetais são muito utilizadas para melhorar as texturas e os sabores dos nossos alimentos, isto porque causam um grande impacto no nosso paladar, tornando os alimentos muito mais saborosos. São muito úteis para a manutenção das estruturas celulares, pois actuam como reparadores naturais face ao desgaste. Funcionam como elemento protetor do sistema cardíaco, ajudando a reverter muitos dos efeitos causados pelo consumo de gorduras trans ou saturadas.

Actuam também como reguladores da temperatura corporal, são uma importante fonte de energia de alta qualidade para o nosso organismo e são muito úteis para satisfazer o nosso apetite. As gorduras vegetais são essenciais para a absorção de vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A ou E, uma vez que estas se encontram dissolvidas em lípidos, como o próprio nome indica.

Outro aspeto muito importante é o facto de as gorduras vegetais nos darem acesso a ácidos gordos essenciais, como o ácido linoleico, que não pode ser produzido pelo nosso organismo e é de importância vital para o funcionamento normal de muitas das funções do nosso corpo.

Alimentos ricos em gorduras vegetais

O abacate é um dos alimentos vegetais que mais propriedades fornece ao nosso organismo, a sua elevada concentração de vitaminas e minerais torna-o um produto essencial nas nossas refeições. É muito rico em fibras, pelo que o seu consumo permite-nos saciar o apetite com muita facilidade e conter a fome sem ter de ingerir grandes quantidades de alimentos, o que o torna um produto muito útil para quem deseja fazer dieta.

As azeitonas são muito populares em todo o mundo, o seu sabor requintado é acompanhado por uma fonte considerável de vitaminas do complexo B e ómegas como o 3 e o 6. Tal como o abacate, são ricas em fibras, favorecendo o nosso sistema digestivo e ajudando a refrear o nosso apetite.

Estes são apenas dois dos muitos exemplos de produtos ricos em gorduras vegetais. Em geral, estes alimentos partilham muitas das mesmas caraterísticas e propriedades, o que os torna um elemento muito importante no planeamento de uma dieta equilibrada.


gorduras vegetais

Transcrição Gorduras vegetais



Publicações Recentes de nutricao holistica

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?