Transcrição Glicogénio
O glicogénio é um elemento de importância essencial para o correto funcionamento dos processos vitais do corpo humano. Está inter-relacionado com diferentes órgãos e compostos do organismo, actuando como regulador energético, pelo que, dentro do espetro cognitivo da nutrição holística, é fundamental conhecermos as caraterísticas e funções básicas do glicogénio.
Neste guia vamos abordar este tema com o objetivo de lhe fornecer a informação necessária para desenvolver e aperfeiçoar os seus planos nutricionais, aumentando o seu conhecimento sobre o organismo humano e os processos que nele ocorrem.
O que é o glicogénio?
O glicogénio é um elemento constituído por moléculas de glicose, pelo que é criado a partir da concentração de glicose. Tem a capacidade de interagir em processos inversos que lhe permitem voltar a transformar-se em glicose ou subtraí-la para ser armazenada como glicogénio.
Actua como uma importante fonte de reserva energética para o organismo, sendo armazenada nos músculos e em vários órgãos, como o fígado e o cérebro. Esta fonte é de importância vital durante períodos de escassez de alimentos ou estados de alarme para o organismo.
Função
Como já foi referido, a principal função do glicogénio é funcionar como reserva energética para o corpo humano, o glicogénio armazenado nos nossos músculos é responsável por facilitar os movimentos e contracções musculares. Quando fazemos exercício físico, uma parte deste glicogénio é consumida, permitindo que os nossos músculos aumentem de volume e fornecendo a energia necessária para a realização destes exercícios.
O glicogénio armazenado no fígado funciona como um regulador natural da energia do organismo para vários processos e tarefas de rotina. Hormonas como a adrenalina enviam mensagens de urgência quando nos encontramos numa situação de elevado stress, permitindo que o glicogénio armazenado seja convertido em glicose através de um processo que se realiza quase instantaneamente, fornecendo um fornecimento de energia rápido e seguro para que possamos agir imediatamente perante tal ameaça.
Um processo inverso permite-nos concentrar a glicose que obtemos da nossa alimentação e convertê-la em glicogénio, que será depois armazenado para os momentos em que precisarmos de o utilizar.
Glicogénio e aumento de peso
Existe muita desinformação sobre o impacto do glicogénio no aumento de peso do nosso corpo. Em princípio, o glicogénio não tem nada a ver com o aumento de peso corporal. Se o nosso organismo estiver em boas condições, o glicogénio funcionará como um reservatório natural de energia e só actuará como fornecedor de energia quando necessário.
O problema do glicogénio e do aumento de peso está associado à intervenção das várias hormonas que desencadeiam o estado de alerta no organismo, o que, como dissemos anteriormente, fará com que o fígado liberte uma certa quantidade de glicogénio que será convertido em glicose e funcionará como uma fonte de energia extra.
É aqui que devemos ter em conta que, se estivermos a passar por situações de elevado stress, associadas a falta de sono, excesso de trabalho ou situações complicadas, é provável que o nosso corpo detecte isso como um estado de alarme e accione os níveis de glicogénio, o que resultará num aumento do nosso peso, devido a uma má interpretação dos sinais do nosso corpo.
A única forma de evitar esta situação é tentar manter um estilo de vida saudável, reduzir o stress, descansar melhor e lidar com as situações com auto-controlo. Só assim conseguiremos educar o nosso corpo para saber quando atuar face a ameaças reais.
glicogenio