Transcrição Sistema excretor
O tópico a seguir será dedicado ao estudo do sistema excretor do corpo humano, também conhecido como sistema urinário humano. É um dos sistemas mais importantes do nosso organismo, as suas funções são vitais para a manutenção da vida humana, uma vez que qualquer afetação existente neste conjunto de órgãos pode desencadear graves afectações para a nossa saúde.
Os resíduos do nosso corpo precisam de ser eliminados, caso contrário não seríamos capazes de nos livrar de todas as toxinas e compostos inutilizáveis gerados pelo nosso organismo através do desempenho das suas funções metabólicas.
Aqui estão alguns dos princípios básicos que precisa de saber sobre este tema em relação à saúde humana.
Definição
Os órgãos do corpo humano que são responsáveis pela eliminação dos resíduos produzidos pelas reacções metabólicas do nosso organismo e que se apresentam como toxinas através da urina, estão agrupados num sistema conhecido como sistema urinário humano.
Dentro deste conjunto de órgãos, os rins desempenham um papel fundamental, pois são responsáveis pela formação da urina. Este processo ocorre como resultado da filtragem do sangue, que é efectuada por estes órgãos através dos nefrónios. Desta forma, obtêm-se as substâncias úteis para o organismo humano, enquanto as que não são necessárias são eliminadas através deste processo de filtragem.
A respiração
A respiração em si é um processo que ocorre no sistema respiratório, mas é importante saber que desempenha um papel muito importante na eliminação de substâncias indesejadas do corpo. Quando respiramos, acedemos ao oxigénio nos pulmões, tal como acontece com os rins, é realizado um processo interno para assimilar os componentes que nos podem ser úteis, enquanto eliminamos substâncias como o dióxido de carbono.
O suor
O suor é uma das formas de o organismo eliminar os resíduos do corpo. Através das glândulas sudoríparas e da pele, conseguimos eliminar as substâncias tóxicas e os excessos produzidos pelo desempenho de determinadas funções metabólicas.
O suor tem outras funções muito importantes. É uma forma natural de regular a temperatura do corpo, arrefecendo a pele e compensando assim as temperaturas elevadas. Foi demonstrado que, através do suor, conseguimos defender-nos de bactérias que podem ser prejudiciais para o corpo, porque actua como uma espécie de barreira que repele esses microrganismos perigosos para a nossa saúde, apesar de muitas outras bactérias benignas poderem ser encontradas no suor.
Fezes
A matéria fecal, ou f
excretor do sistema