Transcrição Enzimas digestivas
Este guia abordará um tema um pouco mais técnico, mas muito importante para o conhecimento do corpo humano e dos processos que nele ocorrem. As enzimas digestivas são essenciais no processo digestivo, sem elas a saúde e a eficácia da nossa digestão seriam muito afectadas. Existem diferentes enzimas e cada uma tem uma função específica, mas todas têm o mesmo objetivo, apenas participam em processos diferentes.
Para saber mais sobre este tema, convidamo-lo a ler o seguinte resumo, onde abordaremos alguns dos conceitos básicos e essenciais que deve dominar sobre as enzimas e a sua relação com o organismo.
Definição
O nosso corpo é responsável pela criação de certos tipos de moléculas, que são conhecidas como enzimas. Estas moléculas desempenham uma função muito importante para o nosso organismo, que é a decomposição dos polímeros que estão presentes nos alimentos, desta forma eles são transformados em micromoléculas, facilitando assim a absorção dos nutrientes contidos nos mesmos.
Para melhor ilustrar o que foi dito acima, devemos pensar nas enzimas como o catalisador que é responsável por fazer com que determinados elementos presentes nos alimentos sejam quebrados em pequenos pedaços para que o nosso organismo possa digeri-los com mais facilidade, a ausência de enzimas digestivas, principalmente associada ao envelhecimento ou a problemas nutricionais graves, faz com que a digestão seja cada vez pior, causando sérios transtornos para a nossa saúde por ser afetado tão importante processo.
Lipases
As lipases são um tipo específico de enzima digestiva responsável pela decomposição dos ácidos gordos e do glicerol. Estas são as enzimas destinadas a atuar sobre as gorduras. As gorduras são constituídas por ácidos gordos e glicerina, pelo que as lipases são essenciais para facilitar a decomposição deste tipo de nutrientes.
Proteases
As proteases são as enzimas que têm como principal função facilitar a obtenção de aminoácidos a partir dos alimentos, nomeadamente das proteínas. Isto deve-se ao facto de as proteases serem muito úteis para quebrar as ligações peptídicas das proteínas, ou seja, o tipo de ligação que une um aminoácido a outro, separando assim os aminoácidos anteriormente ligados para facilitar a sua absorção pelo organismo.
Amilases
As amilases são as enzimas que quebram as ligações glicosídicas, o que permite separar os monossacáridos para que possam ser mais facilmente assimilados pelo organismo. O que foi referido anteriormente aplica-se à degradação dos amidos e dos açúcares complexos em geral, pois é através deste processo que se obtém a glicose, que é depois uti
enzimas digestivas