logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Energia

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Energia


Um dos elementos mais importantes da alimentação é a energia. Todos os processos que realizamos durante o dia consomem energia, tanto para a manutenção das nossas funções vitais como para o desempenho das nossas actividades rotineiras.

A energia tem um espaço de grande importância dentro do estudo da nutrição holística, pois dentro do amplo espetro que a abrange, está a relação entre o que consumimos e o comportamento da energia no organismo.

Vamos agora aprofundar um pouco mais este tema, com o objetivo de abordar os aspectos básicos que o distinguem, dentro do complexo sistema que a nutrição apresenta no nosso organismo.

A energia na alimentação

A energia pode ser adquirida e transformada de várias formas, e no corpo humano existe uma estrutura complexa e eficiente que permite a obtenção de energia através da decomposição dos alimentos. Para isso, entra em ação a conhecida função metabólica, onde o metabolismo é responsável por distribuir a energia em vários processos, de acordo com as necessidades do organismo.

Dentro destes processos encontramos a função anabólica, que por definição seria a função de construção. É esta função que nos permite utilizar a energia para reforçar, reparar e criar em função das nossas necessidades. Assim, sem energia seria impossível realizar esta função, que é o que garante que podemos continuar a funcionar como um sistema.

Uma outra função da energia é a função catabólica, que é a função de destruição e é, portanto, o antagonista da função anabólica. A função catabólica permite equilibrar a função anabólica, num sistema de compensação que ajuda à melhoria constante do organismo.

Calorias

A energia recebida pelo organismo é contabilizada em calorias. É por isso que existe a famosa tese de que, se quisermos perder peso, é necessário provocar um défice calórico, ou seja, que a energia que recebemos seja inferior à energia que gastamos. Esta tese evoluiu, pois nem tudo se resume a calorias que entram e calorias que saem.

Podemos obter calorias de quase todos os alimentos, o problema está no equilíbrio nutricional que fazemos com esses alimentos, pois obter calorias de um vegetal nunca será o mesmo que obtê-las de um gelado. Embora esta seja outra questão a ser tratada, as calorias na nutrição holística são apenas mais um elemento, não são o eixo sobre o qual gira a perda de peso, pois isso responde a concepções antigas e ultrapassadas de nutrição.

Excesso de calorias

O excesso de calorias é o fenómeno que ocorre quando fornecemos muito mais energia do que o corpo é capaz de utilizar. O corpo humano é uma máquina muito eficiente, fomos construídos para trabalhar em condições hostis, temos sistemas de reserva de energia e, de facto, somos capazes de retirar energia do nosso próprio corpo se não obtivermos o suficiente dos alimentos que ingerimos.

Quando os níveis de glicose no corpo são extremamente baixos, podemos utilizar a glicose armazenada e, entrando num estado de cetose, somos capazes de converter a gordura em energia para ser utilizada em todas as nossas actividades. Com isto queremos dizer que, regra geral, consumimos muito mais calorias do que aquelas de que necessitamos, sendo esta uma das causas fundamentais dos problemas de obesidade, que são hoje em dia um fenómeno muito comum.

É importante compreender que a energia é importante, mas o excesso de calorias não é saudável, leva a um aumento da gordura corporal e, com ela, ao desenvolvimento de várias doenças que são fatais para o organismo.


energia

Transcrição Energia



Publicações Recentes de nutricao holistica

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?