Transcrição Digestão
A digestão é um dos processos mais importantes para o organismo humano e é necessário saber como influencia o comportamento do resto das funções vitais do nosso corpo. O processo digestivo é muito complexo e tem numerosas etapas ou subprocessos complementares. Vamos falar sobre tudo isto neste guia, onde vamos aprofundar alguns dos aspectos básicos e elementares que deve conhecer para aumentar o seu nível cognitivo sobre o organismo humano.
Definição
A digestão é o processo de decomposição dos alimentos por hidrólise, que nos permite decompor os alimentos para obter os nutrientes, a energia e outros compostos necessários ao organismo.
A digestão é um processo que responde à função catabólica, sendo esta importante função metabólica que nos permite obter os nutrientes necessários dos nossos alimentos através da sua decomposição e libertação de energia.
A digestão é geralmente classificada em três tipos: digestão extracelular, digestão intracelular e digestão mista. Estas classificações baseiam-se na origem ou no local da digestão, mas fazem parte do mesmo conceito.
Processos de digestão
O processo digestivo é composto por diferentes etapas que ocorrem no sistema digestivo. A primeira etapa é a ingestão, que, como o próprio nome sugere, refere-se ao momento em que ingerimos um determinado alimento. É a ingestão que é responsável pelo início do ciclo digestivo, embora isso não signifique que o nosso sistema digestivo só funcione de cada vez que ingerimos um alimento, estando em constante funcionamento. Dizemos que é a ingestão que põe em marcha o ciclo digestivo, apenas para ilustrar a ordem lógica dos processos.
Segue-se a propulsão, que é uma fase intermédia que auxilia o fracionamento dos alimentos e permite que estes se encaminhem para a sua posterior degradação química.
A degradação química ou digestão é a que se segue à degradação mecânica ou digestão. Enquanto na digestão mecânica os alimentos são decompostos em partículas mais pequenas, na digestão química são os componentes químicos e os fluidos do próprio organismo que reduzem e transformam as partículas para que possam ser absorvidas pelo organismo, retirando delas todos os elementos úteis ao organismo e eliminando, por fim, os que não o são.
Se tivermos em conta que o primeiro fluido que intervém na decomposição química dos alimentos é a saliva, podemos constatar que a partir do momento em que ingerimos os alimentos, estes já estão a ser submetidos a este processo.
Recomendações
Sendo a digestão um processo tão importante para o ser humano, é necessário que aprendamos a cuidar del
digestao