logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Dieta de eliminação

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Dieta de eliminação


A dieta de eliminação é um conceito que se tem tornado cada vez mais popular nos últimos anos, e está intimamente relacionado com a bioindividualidade e a nutrição holística, pois procura adaptar um estilo de alimentação que distingue as particularidades de cada pessoa, tendo em conta as suas diferenças, a tolerância aos alimentos, o estado do seu organismo e metabolismo.

Tendo em conta a importância deste tema, vamos fazer um resumo básico de algumas das particularidades que distinguem a dieta de eliminação, para que a possa utilizar como recurso na adaptação do seu estilo alimentar.

Conceito

A dieta de eliminação, como conceito, refere-se à técnica utilizada para descartar os alimentos que podem ser hostis ao nosso organismo e aqueles que podem, de facto, melhorar os resultados da nossa dieta.

É uma espécie de experiência que consiste em eliminar certos alimentos das nossas refeições diárias, para observar como o nosso corpo se comporta na ausência desses alimentos.

Utilidade

A dieta de eliminação tem um vasto leque de utilidades, sempre que necessitamos de conhecer os efeitos de um alimento no nosso organismo podemos recorrer a ela. Um exemplo disso pode ser para saber se um determinado produto está a fazer-nos ganhar peso, para saber se um alimento favorece ou não a nossa gastrite, se algo que comemos está a causar a nossa má digestão ou falta de sono, entre muitos outros.

Pode utilizar a dieta de eliminação para excluir alergias, pois muitas vezes temos uma alimentação muito variada e pode ser difícil saber que alimento específico está a provocar uma determinada reação no nosso organismo.

Outra utilização muito comum da dieta de eliminação está associada aos diabéticos, que precisam de ter um controlo rigoroso dos níveis de glicose no organismo. Para isso, através de um glicosímetro, podemos medir o impacto na glicose da eliminação de um determinado alimento das nossas refeições diárias.

A dieta de eliminação pode ser utilizada para inúmeras experiências, uma vez que o ser humano comum consome uma grande variedade de alimentos e, por vezes, estes alimentos são frequentemente processados ou de muito má qualidade, o que nos permite conhecer os efeitos de cada um deles no nosso organismo.

Como é que se faz?

Para efetuar uma dieta de eliminação, a primeira coisa a fazer é escolher os alimentos que queremos testar. Lembre-se que este período funcionará como uma espécie de estudo que tentará fornecer-nos dados sobre a qualidade do que comemos, para que possamos determinar se são ou não adequados para o nosso corpo.

Uma vez selecionados estes alimentos, procederemos à suspensão do seu consumo durante um período de aproximadamente 20 dias, podendo recorrer a um diário alimentar para medir os resultados desta suspensão.

É importante que, para além de suspender o consumo destes alimentos, não se façam mudanças drásticas no estilo de alimentação, o que poderia alterar os resultados que estamos a procurar. Um exemplo disso pode ser se deixarmos de comer um alimento porque acreditamos que ele está a provocar um aumento descontrolado da glicose no organismo, mas começarmos a comer novos alimentos ricos em açúcar, pois o resultado será enviesado.

Passados esses 20 dias, começará a incluir novamente os alimentos que deixou de comer, pelo que o resultado será muito mais percetível, pois se houver alterações consideráveis desde o momento da eliminação até voltar a incluí-los, terá a certeza do que está a provocar o alimento no seu organismo.


dieta eliminacao

Transcrição Dieta de eliminação



Publicações Recentes de nutricao holistica

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?