Transcrição Celulose
Em princípio, a celulose parece ser um composto raro no que diz respeito à nutrição, se tivermos em conta que a maioria dos mamíferos, incluindo os humanos, não a consegue decompor e tirar partido do seu valor nutricional.
Sendo um dos elementos mais presentes na vida vegetal, despertou em muitos amantes da nutrição, um interesse especial por ela e pelo que nos poderia trazer a nível dietético. Como resultado, cada vez mais estudos têm sido realizados para avaliar as formas mais convenientes de obter algum benefício dele.
Para saber mais sobre este composto tão peculiar, convidamo-lo a consultar o seguinte guia, onde iremos rever os conceitos básicos que o distinguem e a sua utilidade no campo da alimentação saudável.
O que é a celulose?
A celulose é uma molécula composta por três elementos principais: oxigénio, carbono e hidrogénio. Como dissemos no início, pode ser encontrada em praticamente qualquer elemento da vida vegetal, sendo armazenada nas paredes destas.
O corpo humano é incapaz de a decompor, pelo que o seu contributo nutricional é nulo para o organismo. Isto significa que a ingestão de celulose não lhe fornecerá quaisquer nutrientes ou calorias que o seu corpo possa utilizar para as suas funções naturais.
Utilidade
Nesta altura, pode perguntar-se que utilidade pode ter a celulose se não tem qualquer valor nutricional e se o nosso organismo não é capaz de a decompor.
A verdade é que ela não teria qualquer utilidade se não fosse o seu grande valor como fibra alimentar, o que a torna um aditivo muito importante quando se trata de preparar uma dieta focada na perda de peso. Como não fornece calorias, não engorda, e como fibra ajuda a saciar a fome muito facilmente, devido ao seu grande volume e facilidade de digestão.
A celulose é, portanto, utilizada apenas como aditivo. É adicionada a diferentes produtos e alimentos para aumentar o volume destes e gerar uma sensação de saciedade, o que nos ajuda a não ter de comer maiores quantidades de alimentos para saciar a fome, pois independentemente da quantidade de fibra que ingerir, esta não lhe trará quaisquer calorias, pelo que não pode engordar comendo celulose, mas sim se conseguir saciar o seu apetite.
Advertências
Existem vários avisos sobre o abuso deste tipo de aditivos, não só da celulose mas das fibras em geral. Quando bem utilizada, pode ser muito útil quando se trata de perder peso, mas o seu abuso pode gerar um défice nutricional para o nosso corpo, pois não tem qualquer valor nutricional, pode satisfazer o nosso apetite mas não fornece os compostos que o nosso corpo necessita para se manter saudável.
Se está a planear fazer uma dieta com recurso a estes aditivos, procure ajuda profissional para que as suas refeições tenham o equilíbrio nutricional adequado para se manter saudável. São muitos os casos de pessoas que aumentam significativamente o consumo de fibras em suas refeições para não engordar e negligenciam a manutenção de uma dieta altamente nutritiva, o que a longo prazo se traduz em um déficit nutricional que pode causar sérios problemas de saúde.
A celulose como um composto simples de obter pode ser muito útil e de baixo custo, o mais importante é que se tenha a informação necessária que permita distinguir entre as caraterísticas e funções nutricionais de um tipo de elemento como este, e outro que está focado no equilíbrio de nutrientes exigidos pelo organismo.
celulose