Transcrição A célula
Estima-se que o corpo humano tenha mais de 30 triliões de células, que são essenciais para a vida de qualquer organismo. Apresentam-se como uma unidade que tem vida própria, bem como uma estrutura que permite a divisão das suas funções entre cada uma das suas partes. As células são um dos componentes do organismo humano que mais atenção exigem da comunidade científica, devido à sua relação intrínseca com cada um dos processos que ocorrem no corpo humano.
Neste guia vamos abordar o estudo das células, as suas caraterísticas e principais funções, de forma a aprofundar um pouco mais a complexidade e estrutura do organismo humano.
Definição
A célula é um elemento essencial em todos os organismos vivos e é responsável pela formação dos tecidos do corpo humano. Divide-se fundamentalmente em núcleo, citoplasma e membrana celular. É responsável por absorver os nutrientes adquiridos dos alimentos e convertê-los em energia utilizável pelo nosso organismo. É também responsável por uma grande parte do conteúdo hereditário, pois armazena informação genética de grande utilidade para o nosso corpo.
Importância na nutrição
As células são responsáveis pela realização de um tipo específico de nutrição no nosso organismo, a chamada nutrição celular. Sem a existência deste processo, a vida seria impossível para os seres humanos, pois não conseguiríamos adquirir a energia e os nutrientes necessários para continuar a desempenhar as nossas funções biológicas.
É na nutrição celular que as células são responsáveis por atrair os nutrientes necessários para o interior das células. Se faz treino de força, está a consumir diariamente alguns destes nutrientes, como o açúcar ou a glicose, e o crescimento dos seus músculos vai exigir os recursos contidos nas suas células.
Cada célula tem uma certa quantidade e variedade de "receptores", que são responsáveis por enviar os sinais relevantes para o resto do organismo, para transmitir a necessidade de receber um determinado nutriente. É por isso que o fenómeno conhecido como resistência à insulina está relacionado com danos causados a estes receptores, neste caso os receptores de insulina, que geralmente ocorrem como resultado de maus hábitos alimentares mantidos ao longo do tempo.
Como é que as células se reproduzem?
As células reproduzem-se através de um processo chamado "reprodução celular". Uma "célula estaminal" é responsável por dar origem a uma célula mais jovem através da divisão celular. É por isso que todas as células futuras dependem necessariamente de uma célula atual. Quando este processo de divisão celular não funciona normalmente, surgem frequentemente várias doenças que podem
celula