Transcrição Bioindividualidade
A bioindividualidade é um dos conceitos mais importantes da nutrição holística. A nutrição holística, como estilo de vida, vai além de uma dieta, não acredita na generalização que vigora nos campos da nutrição, onde somos levados a acreditar que qualquer dieta é adequada para todos os tipos de pessoas, o que significa que muitos daqueles que decidem empreender uma dieta rigorosa acabam por abandoná-la ou simplesmente acabam num efeito de ricochete que os faz recuperar rapidamente todos os quilos de peso que perderam.
Neste guia, vamos analisar os aspectos mais distintivos que caracterizam a bioindividualidade como um elemento muito importante na determinação de um estilo de alimentação saudável para um determinado indivíduo.
O que é a bioindividualidade?
O conceito de bioindividualidade refere-se à necessidade de ter em conta as caraterísticas particulares de cada indivíduo quando se recomenda um estilo de alimentação saudável. Cada pessoa é diferente, os organismos de duas pessoas podem diferir em muitos aspectos, razão pela qual o que consideramos saudável e ótimo para uns pode ser contraproducente para outros.
Com base nesta tese, a bioindividualidade tenta romper com os esquemas obsoletos de considerar que, uma vez que somos todos seres humanos, as mesmas regras devem aplicar-se a todos nós. A verdade é que o gasto calórico de cada indivíduo é determinado não só pelas calorias que ingere ou deixa de ingerir, mas também por muitos factores, como o nível de atividade física praticada, as patologias que o seu organismo possa apresentar, o nível de repouso que o seu corpo recebe, a quantidade de água ingerida, a altura, a idade, entre muitos outros.
Isto significa que é de extrema importância que, em termos de nutrição, tudo o que se pratica seja o mais personalizado possível, não copiando rotinas de planos alimentares de outras pessoas e tentando perceber o funcionamento e estado do nosso organismo como um todo.
Bioindividualidade no exercício
O conceito de bioindividualidade não se aplica apenas à alimentação. Como sabemos, qualquer estilo de vida saudável combina a qualidade das nossas refeições com uma rotina de exercício optimizada. No que diz respeito ao exercício, a bioindividualidade deve estar mais presente do que nunca, pois o que pode ser útil para uns pode ser insustentável para outros.
Há pessoas que, por recomendação de outros, começam a correr de manhã e duram apenas uma semana antes de desistirem. Isto acontece geralmente não porque não gostem ou não suportem a atividade física, mas porque escolheram uma rotina de exercícios que não é adequada às suas condições actuais.
Talvez a natação seja mais adequada para si, porque lhe dá mais prazer e é boa nisso, ou talvez prefira o treino de força em vez do exercício aeróbico. Em qualquer caso, o importante é que o que vamos fazer possa ser mantido ao longo do tempo, pelo que devemos escolher actividades em que nos sintamos bem, e não aquelas que nos podem ser recomendadas.
Recomendações
Tente aplicar a bioindividualidade a todos os aspectos do seu estilo de vida, procure coisas que funcionem para si. Por mais recomendações que lhe sejam dadas, se algo não der resultados concretos, deve abandoná-lo e não continuar com ele, lembre-se que cada organismo é diferente e que o que funciona para alguns não é necessariamente bom para si. Se estiver dentro das suas possibilidades, acompanhe-se com um especialista durante os primeiros meses da sua mudança de estilo de alimentação, isto permitir-lhe-á elaborar um plano sustentável que responda às suas necessidades específicas.
bioindividualidade