Transcrição Bactérias
As bactérias são a causa de numerosas doenças graves para o nosso organismo, podem propagar-se muito facilmente entre as pessoas, o que leva muitas vezes a que algumas delas causem grande pânico entre a população, pois são a causa de muitas mortes por ano. No entanto, é importante saber que nem todas as bactérias são prejudiciais ao nosso organismo. De facto, a nossa flora intestinal contém inúmeras bactérias, incluindo lactobacilos e bifidobactérias, que são muito úteis durante os processos digestivos.
Neste guia, vamos estudar alguns aspectos básicos das bactérias, prestando especial atenção aos lactobacilos e às bifidobactérias na sua interação com os processos digestivos do corpo humano.
Definição
As bactérias pertencem ao grupo dos procariotas e são microrganismos que podem ou não ter um sistema de locomoção. Estima-se que as bactérias sejam os organismos mais abundantes do planeta, devido à sua capacidade de se desenvolverem em praticamente qualquer clima ou habitat.
Desempenham uma função ecológica muito útil, uma vez que participam nos ciclos químicos e biológicos naturais de reciclagem da matéria orgânica terrestre.
O corpo humano está repleto de bactérias; existem mais células bacterianas do que células humanas, o que nos dá uma ideia da magnitude deste tipo de organismo e da constante inter-relação entre o organismo humano e o ambiente que o rodeia.
Lactobacilos
Os lactobacilos são um tipo de bactérias consideradas benignas, ou seja, não causam danos ao organismo humano. Estas bactérias encontram-se no interior do nosso corpo e são necessárias durante os processos de decomposição dos alimentos. Podem ser encontradas no trato gastrointestinal e nos sistemas urinário e genital.
Os lactobacilos são essenciais no combate ao aparecimento de agentes patogénicos ou bactérias nocivas no nosso corpo, devido à acidificação natural do seu ambiente, que cria um ambiente hostil para os agentes patogénicos nocivos. Podem ser utilizados na produção de alimentos que requerem um certo grau de fermentação, como o queijo.
Bifidobactérias
As bifidobactérias são outro tipo de bactérias de grande necessidade para o organismo humano, especialmente no que diz respeito à digestão. São assim chamadas devido à sua estrutura bífida ou em forma de Y. São microrganismos anaeróbicos, o que significa que não necessitam de oxigénio no seu habitat para se desenvolverem. Atualmente, a presença elevada deste tipo de bactérias é considerada um sinal de boa saúde intestinal, especialmente nas idades primárias.
As bifidobactérias podem ser encontradas normalmente na boca e no intestino. A sua presença tende a diminuir com a idade, e verificamos que os recém-nascidos que
bacterias