Transcrição Amido
O tema que vamos abordar a seguir é considerado um dos mais importantes na hora de planear as suas refeições. Estamos a falar do amido, que embora esteja presente na maioria das dietas consumidas pelos seres humanos, em muitas ocasiões tendemos a ignorar as caraterísticas e funções deste importante elemento no nosso plano nutricional.
Embora tenha os seus detractores, para muitos especialistas, o amido é um dos principais catalisadores do desenvolvimento da própria humanidade, uma vez que permitiu ao ser humano melhorar as suas fontes de energia, como resultado dos avanços na agricultura e no trabalho humano.
Para saber mais sobre este tema, sugerimos que consulte o seguinte guia, onde iremos rever os aspectos básicos e as caraterísticas que distinguem o amido de outros nutrientes.
O que é o amido?
A primeira coisa a fazer é sublinhar que o amido é um produto natural, está presente nas plantas, pelo que no seu estado puro não está sujeito a qualquer tipo de processo artificial. Trata-se de uma molécula complexa, constituída por um grupo de moléculas de glucose.
Funciona como uma reserva de energia para as plantas, pois permite-lhes reservar o excesso de glicose obtido através da fotossíntese. Compreendemos então que quando consumimos amido, estamos a fazer uso destas poderosas reservas de glicose e energia contidas nas plantas, é como ir ao núcleo central dos nutrientes destas.
Consumir alimentos ricos em amido
Os alimentos naturais, ou seja, os de origem vegetal que contêm amido, caracterizam-se por serem poderosos hidratos de carbono que aumentam o aporte energético das nossas refeições. São geralmente alimentos muito ricos para a dieta humana, muito adaptáveis a quase todos os tipos de refeições, pois proporcionam diversas texturas e sabores ricos para o paladar humano e são dotados de grandes quantidades de vitaminas e fibras.
Esta última é também de significativa importância, uma vez que as vitaminas são micronutrientes essenciais para o correto funcionamento do nosso organismo, sem os quais sofreríamos de várias doenças e graves problemas de saúde. As fibras, por outro lado, auxiliam o processo digestivo e ajudam a saciar a fome, devido ao seu grande volume e teor calórico nulo.
Alimentos ricos em amido
Falámos anteriormente dos benefícios da inclusão de alimentos ricos em amido naturais nas nossas refeições diárias, mas quando nos referimos a alimentos ricos em amido processados, estamos a referir-nos àqueles que normalmente utilizam amido para fazer produtos como pão, bolachas, entre outros.
Este nível de processamento faz com que o amido deixe de ser um elemento valioso a incluir, uma vez que os compostos artificiais que têm de ser adicionados para conseguir as texturas e sabores que se procuram com estes alimentos, tendem a afastá-los do que consideramos saudável, pois podem provocar um aumento excessivo de peso, entre outras complicações de saúde.
Recomendações
Como dissemos no início, o amido é composto por glicose, que tende a elevar rapidamente os nossos níveis de açúcar no sangue, pelo que se for ingerido em excesso e mantivermos pouca atividade física durante o dia, pode levar a um aumento do nosso peso corporal, pois a interação do excesso de glicose com a insulina aumenta os níveis de gordura armazenada no nosso corpo.
Como sempre, o melhor a fazer é manter uma dieta equilibrada, bem como tentar evitar produtos processados à base de amido, que não são saudáveis e têm vários aditivos que são muito prejudiciais para a nossa saúde, além de serem viciantes e pouco nutritivos; tente consumi-los o mais naturalmente possível.
amido