Transcrição Vias de acesso na utilização de sondas
As sondas são instrumentos médicos essenciais utilizados para aceder ao interior do corpo para fins de diagnóstico, tratamento ou nutrição. As vias de acesso são os diferentes pontos de entrada utilizados para colocar as sondas no corpo.
Nesta sessão, iremos explorar em pormenor as diferentes vias de acesso utilizadas na utilização de sondas, as suas aplicações e as principais considerações.
Vias de acesso na utilização de sondas
Via oral: Uma das vias de acesso mais comuns é a via oral, que envolve a inserção de um tubo através da boca até ao trato gastrointestinal. Esta via é utilizada para a administração de alimentos, fluidos e medicamentos.
Nasal: Os tubos nasais são inseridos através do nariz e avançam para o sistema digestivo. São utilizados para a alimentação entérica e a administração de medicamentos.
Gastrostomia: A gastrostomia envolve a inserção de um tubo diretamente no estômago através de uma incisão na parede abdominal. É utilizada em doentes que necessitam de alimentação prolongada ou que têm dificuldade em engolir.
Via jejunal: Os tubos jejunais são inseridos para além do estômago e colocados no intestino delgado. Esta via é utilizada nos casos em que a alimentação entérica tem de ser administrada para além do estômago.
Via uretral: os cateteres uretrais são inseridos através da uretra na bexiga e são utilizados para a drenagem da urina em casos de obstrução ou insuficiência renal.
Via rectal: Os cateteres rectais são utilizados para a administração de medicamentos ou para a evacuação de fezes em doentes que não o conseguem fazer naturalmente.
Aplicações das diferentes vias de acesso
Oral e Nasal: Estas vias são utilizadas para alimentação enteral, administração de medicamentos e hidratação em doentes que não conseguem engolir ou que engolem com dificuldade.
Gastrostomia e Jejunal: São utilizadas em doentes com dificuldades de deglutição, doenças neurológicas ou cirurgia gastrointestinal, para alimentação prolongada.
Via uretral: Utilizada em casos de insuficiência renal, obstrução urinária ou durante cirurgias urológicas.
Via rectal: Utilizada para
sondas acesso vias