Transcrição Perturbação neurocognitiva induzida por substâncias
Perturbação Neurocognitiva Induzida por Substância". Esta perturbação refere-se às alterações cognitivas e comportamentais que ocorrem em resultado do uso e abuso de substâncias, tais como drogas ilegais, álcool ou medicamentos.
Nesta sessão, vamos explorar em pormenor esta perturbação, as suas causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e como pode ser abordada numa perspetiva de liderança e apoio.
Causas e factores de risco
Abuso de substâncias: O consumo crónico de substâncias psicoactivas, como o álcool, drogas ilícitas ou medicamentos sujeitos a receita médica, pode levar ao desenvolvimento desta perturbação.
Duração e quantidade de consumo: A gravidade dos sintomas pode estar relacionada com a duração e quantidade de consumo de substâncias.
Vulnerabilidade genética: Algumas pessoas podem ter uma predisposição genética para desenvolver perturbações neurocognitivas induzidas por substâncias.
Sintomas de perturbação neurocognitiva induzida por substâncias.
Alterações cognitivas: Os sintomas podem incluir problemas de memória, pensamento abstrato prejudicado, dificuldade de concentração e de resolução de problemas.
Alteraçõescomportamentais: Podem manifestar-se por impulsividade, alterações da personalidade, apatia e falta de controlo dos impulsos.
Diagnóstico e avaliação
Avaliação clínica: Um diagnóstico correto começa com uma avaliação clínica abrangente que inclui entrevistas ao doente e testes cognitivos.
Historial de consumo de substâncias: O médico também avaliará o historial de consumo de substâncias do doente e a sua duração.
Tratamento e controlo
Abstinência: Em muitos casos, o primeiro passo é a abstinência total da substância agressora.
Apoio psicológico: As terapias cognitivas e outras terapias de apoio podem ajudar os doentes a resolver problemas cognitivos e comportamentais.
Apoio so
perturbacoes neurocognitivas substancias