LOGIN

REGISTO
Buscador

Metabolismo basal

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Metabolismo basal


O corpo humano precisa de alimentos para obter os elementos necessários ao desempenho das suas funções vitais. A alimentação permite-nos satisfazer as nossas necessidades calóricas, repor o nosso gasto energético e reparar as lesões do organismo.

Para ter em conta o gasto calórico do nosso organismo, é tido em conta o chamado "metabolismo basal", que é um dos factores determinantes para calcular o nível de reposição de energia necessário para manter em ordem as funções vitais do organismo.

Tendo em conta a importância deste tema para o correto refinamento do nosso plano alimentar, vamos descrever os aspectos básicos deste assunto.

O que é o metabolismo basal?

O metabolismo basal, como já foi referido, é um dos factores determinantes no cálculo da energia consumida. Quando nos referimos ao gasto metabólico basal, estamos a referir-nos à energia que necessitaremos para que o nosso corpo continue a funcionar normalmente, razão pela qual nos fornece um valor mínimo que devemos cobrir se não quisermos ver efeitos no nosso organismo.

Aplicações do metabolismo basal

O controlo do consumo é essencial para a perda de peso. Ao planear uma dieta, o primeiro passo é calcular as calorias de que necessita, tendo em conta o seu peso e altura.

A Taxa Metabólica Basal (TMB) é a quantidade de energia que o corpo necessita em repouso para realizar funções básicas como a respiração, a circulação, o crescimento celular, a contração muscular, a regulação da temperatura corporal e as funções cerebrais.

O ritmo a que o corpo queima calorias está diretamente relacionado com a TMB, que representa 60-70% do seu gasto calórico diário. Factores como a idade influenciam a TMB, uma vez que esta diminui cerca de 1 a 2% por cada década após os 20 anos.

Pode calcular a sua taxa metabólica basal utilizando balanças com análise corporal ou aplicando a seguinte fórmula.

Equação de Harris-Benedict:

  • Homens: TMB = 66 + (13,7 x peso em kg) + (5 x altura em cm) - (6,75 x idade em anos)
  • Mulheres: TMB = 655 + (9,6 x peso em kg) + (1,8 x altura em cm) - (4,7 x idade em anos)

Por exemplo, para calcular a TMB de uma mulher de 29 anos, com um peso de 66 kg e uma altura de 1,67 metros, procederíamos da seguinte forma

  • BMR = 655 + (9,6 x 66) + (1,8 x 167) - (4,7 x 29) = 655 + 633,6 + 300,6 - 136,3 = 1452,9 calorias por dia.

Uma vez conhecidas as calorias que o corpo queima em repouso, devemos multiplicá-las pelos seguintes valores, de acordo com o nível de atividade física diária:

  • BMR x 1,2: Pouco ou nenhum exercíci


metabolismo basal

Publicações Recentes de nutricao desintoxicacao

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?